Home / América do Sul / Venezuela / Venezuela: Cordilheira dos Andes, cachoeiras, llanos e Caribe
Chinak-Meru Aponguao, Venezuela. Author Tony Jose Araujo. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Chinak-Meru Aponguao, Venezuela. Author Tony Jose Araujo

Venezuela: Cordilheira dos Andes, cachoeiras, llanos e Caribe

A Venezuela (República Bolivariana de Venezuela/República Bolivariana da Venezuela) é uma república federal presidencial, que situa-se ao norte do equador na parte norte da América do Sul.  É banhada a norte pelo Mar do Caribe e tem fronteiras para o oeste com a Colômbia, para o sul com o Brasil e a leste com a Guiana.

A capital da Venezuela, Caracas, está situada a 922 metros de altura no vale do Rio Guaire na vertente meridional da Cordilheira Litoral, que separa a cidade da costa do Mar do Caribe de apenas 14 km  Outras cidades importantes do país são Maracaibo, Valencia, Barquisimeto e Maracay.  A ilha de Margarita é entre os setenta ilhas venezuelanas localizadas ao largo da costa do Mar do Caribe. É a mais importante e a maior.

O território venezuelano tem uma zona montanhosa constituída por cadeias pertencentes à Cordilheira dos Andes como a Serra de Perijá ao longo da fronteira com a Colômbia e a Cordilheira de Mérida com o Pico de Bolivar com 5.007 m, sendo o ponto mais alto do país. As duas cadeias são separadas por uma depressão na qual situa-se o lago de Maracaibo com 13.210 km².

Mapa do Venezuela

Mapa do Venezuela

A parte central do país é caracterizada por grandes planícies aluviais chamadas llanos, que cobrem cerca de um terço do país chegando ao rio Orinoco. Ao sul do Orinoco existe uma vasta área de terras altas, que fazem parte do maciço da Guiana. Entre as quais a mais notável é o planalto da Gran Sabana com 1.000 metros, caracterizado pelas montanhas tabulares chamadas Tepuis. Nesta área existem alguns impressionantes cachoeiras como o Salto Kukenam com 610 metros e o Salto Angel com 979 metros, que é a cachoeira mais alta do mundo. O planalto atinge altitudes elevadas com o Pico de Neblina com 3.014 metros na fronteira com o Brasil e o Monte Roraima com 2.810 m na fronteira com a Guiana. O principal rio do país é o Orinoco com 2.410 km de comprimento e com uma área de 948.000 km². É um dos mais longos rios da América do Sul. Nasce perto da fronteira com o Brasil, cruza o país inteiro e termina com um amplo delta no Oceano Atlântico ao largo da costa da ilha de Trinidad.

A economia venezuelana é baseada principalmente na mais importante fonte de riqueza do país: o petróleo. Além do petróleo, do que o país é um dos principais produtores do mundo, a Venezuela tem importantes jazidas de gás natural, de ferro, bauxita, cobre, zinco, chumbo, ouro, prata, diamantes, amianto, magnesita, carvão, estanho, titânio, fosfatos, manganês e sal. O potencial hidroeléctrico é considerável. Após a construção da usina hidrelétrica de Guri no rio Carona a Venezuela tem a maior usina hidrelétrica do mundo depois da usina de Itaipú entre o Brasil e o Paraguai.

Cayo de Agua, Los Roques, Venezuela. Author Paulo Capiotti. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Cayo de Agua, Los Roques, Venezuela. Author Paulo Capiotti

A Venezuela tem indústria têxtil, de açúcar, de tabaco, de cimento, de vidro e indústria siderúrgica, petroquímica e a de processamento de bauxite. A agricultura produz café, cana de açúcar, cacau, milho, tabaco, arroz, batatas, algodão, mandioca, frutas e bananas. Há pesca para pérolas, atum, camarão e sardinha. Finalmente existem a criação de bovinos e grandes reservas florestais.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 912.050 km²: área arável 4,3%, prados e pastagens 19,5%, florestas e arbustos 32,9%, terra inculta e improdutiva 43,3%
  • População: 27.730.000 (situação em 2007): mestiços (descendentes de europeus e ameríndios) 68%, europeus 21%, africanos 10%, ameríndios 1%
  • Capital: Caracas.
  • Língua oficial: A língua oficial é o espanhol.
  • Religião: católicos 96% e protestantes 2%.
  • Moeda: Bolivar Venezuelano (VEF).
  • Fuso horário: UTC-4,30.
dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem
×
eXTReMe Tracker