Home / Europa / Malta / Valeta: fortificações imponentes no centro do Mediterrâneo
Valeta, Malta. Author and Copyright Liliana Ramerini
Valeta, Malta. Author Liliana Ramerini

Valeta: fortificações imponentes no centro do Mediterrâneo

Valeta, capital da República de Malta, é uma cidade fortificada, construída no século XVI, que representa uma das mais incríveis obras de fortificações do mundo, localizada na península de Sciberras ao longo da costa nordeste da ilha de Malta com um dos melhores portos naturais da Europa, o Porto Grande (Grand Harbour).

A história da cidade começa com o fim do cerco terrível, que ponham os turcos otomanos em 1565 à ilha de Malta. Após a retirada do exército turco foi decidido fortalecer a ilha duma maneira melhor, caso contrário não resistiria a um outro ataque. Para este fim decidiu-se fortalecer a península de Sciberras para melhor proteger o Grande Porto (Grand Harbour), o melhor porto da ilha.

As obras de fortificação, que começaram em 1566, foram confiadas ao toscano Francesco Laparelli de Cortona, um dos arquitetos militares mais importantes na altura. Ele trabalhou nas fortificações desta cidade por três anos. O trabalho foi então completado por Gerolamo Cassar em 1571. O resultado do trabalho foi uma obra de fortificações faraônicas, que impressiona até hoje. É uma série de bastiões, muralhas, fortificações sem igual no mundo.

A decapitação de São João Batista por Caravaggio, St. John's Co-Cathedral, Valeta, Malta

A decapitação de São João Batista por Caravaggio, St. John’s Co-Cathedral, Valeta, Malta

Em 1980 Valeta foi inserida nos locais declarados pela UNESCO como património mundial da humanidade.

Valeta  atrações turísticas: o que ver em Valletta.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com