Home / Ásia / Uzbequistão / Uzbequistão: cidades históricas ao longo da Rota da Seda
Khiva, Uzbequistão. Autor e Copyright Nello and Nadia Lubrina
Khiva, Uzbequistão. Autor e Copyright Nello e Nadia Lubrina

Uzbequistão: cidades históricas ao longo da Rota da Seda

O Uzbequistão (Uzbekiston Jumhuriyati) é uma república presidencial, localizada na Ásia Central e limitada ao norte e ao oeste pelo Cazaquistão, ao leste pelo Quirguistão e o Tadjiquistão, ao sul pelo Afeganistão e o Turquemenistão. O Estado de Uzbequistão inclui também a República Autónoma do Karakalpaquistão.

As principais cidades, além da capital Tashkent, são Samarcanda, Nukus, Namangan, Andijon, Bukhara e Fergana. O Uzbequistão é formado em grande parte pelas planícies da Planície Turaniana, incluindo áreas desérticas como o Ustjurt e o Kyzylkum.

Ao leste estão as montanhas do Pamir, Hindukush e Tien Shan. É aqui que se localiza a montanha mais alta do país: O Monte Khazret Sultan, que atinge 4.643 metros.

UM VALE MUITO FERTIL EM UM PAÍS ÁRIDO

A área mais fértil de Uzbequistão é o Vale Fergana, uma área de 21.440 km² no leste do deserto de Kyzylkum, cercada por montanhas de três lados e para o oeste fica o rio Syr Dária. O Syr Dária com 2.200 km de comprimento juntamente com o Amu Dária com 2.400 km de comprimento, que corre ao longo da fronteira sul, são os principais cursos de água, que atravessam o Uzbequistão, ambos sendo afluentes do Lago de Aral.

O LAGO DE ARAL: UM MAR INTERIOR QUASE SECO

O Lago de Aral, situado na fronteira com o Cazaquistão, já foi o quarto maior lago do mundo pela superfície. O lago tinha um tamanho de 68.000 km², mas desde 1960 está rapidamente secando-se, devido a captações de água, transportada em seus dois afluentes para fins agrícolas, principalmente para plantações de algodão. Hoje a sua superfície é reduzida a 75%.

A agricultura é o principal recurso económico. 10% do território do país é terra agrícola, onde é cultivado principalmente o algodão. Outros produtos são o arroz, as uvas, o trigo, a cevada, o tabaco, os legumes e as frutas.

46% do território é adequado para a criação de gado. Há ovelhas, bovinos, suínos e caprinos. O subsolo é rico em gás natural, petróleo, carvão, linhita, ouro, urânio e cobre.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 447.400 km²: Área arável 10%, prados e pastagens 46%, florestas e arbustos 3%, terra inculta e improdutiva 41%
  • População: 27.400.000 (dados de 2013) – uzbeques 80%, russos 5,5%, tajiques 5%, cazaques 3%, karakalpaques 2,5% e tártaros 1,5%
  • Capital: Tashkent
  • Língua oficial: A língua oficial é o uzbeque. O ruso é conhecido.
  • Religião: muçulmana 88%, cristã ortodoxa 9%
  • Moeda: Som uzbeque (UZS)
  • Fuso horário: UTC+5 horas.

Booking.com