Home / América do Sul / Argentina / Ushuaia: a cidade mais austral do mundo
Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina. Autor e Copyright Guillermo Puliani
Ushuaia, Terra do Fogo, Argentina. Autor e Copyright Guillermo Puliani

Ushuaia: a cidade mais austral do mundo

Ushuaia é o principal centro da Terra do Fogo (Tierra del Fuego) e é conhecida como a cidade mais austral do mundo. A cidade foi fundada em 1870 por alguns missionários britânicos. Ushuaia desenvolveu-se como uma colonia penal. Ushuaia está localizada na parte sul da ilha da Terra do Fogo numa ampla baía do Canal de Beagle em frente da ilha de Navarino. A cidade é cercada ao norte pelas montanhas Marcial.

Ushuaia tem um interessante museu, que conta a história da fundação da cidade e dos povos indígenas. Os Yámana habitavam a região antes da chegada dos europeus. Ao redor da cidade existem inúmeras atrações naturais e as mais bonitas são os cenários naturais espetaculares do Parque Nacional da Terra do Fogo, um parque cheio de montanhas, lagos, cachoeiras, geleiras e florestas. O parque pode ser alcançado de carro ou de comboio com o famoso Tren del Fin del Mundo (Comboio do Fim do Mundo). A região de Ushuaia é conhecida por sua rica fauna, podendo ser vistos pinguines, baleias, orcas, focas e muitas espécies de aves.

Escrito por Marco Ramerini.

Ushuaia, Terra do Fogo, Argentina. Autor e Copyright Guillermo Puliani

Ushuaia, Terra do Fogo, Argentina. Autor e Copyright Guillermo Puliani

Céus de Ushuaia. Céus da Terra do Fogo. Céus do “Fin del Mundo”.

Levante-se de madrugada para chegar a Ushuaia, sendo algo especial. Não importa se era frio, se eu estava com muito sono ou cansado. Levei a câmera e eu estava indo embora em muitos casos com a companhia de bons amigos, olhando para aqueles momentos mágicos. Havia também ocasiões em que a câmera estava faltando e a conexão com o céu, a natureza e o ambiente eram únicos.

Então muitas vezes o clique da câmera imortalizou o momento certo para compartilhar com todos para sempre, de modo que você pode também ter a motivação para viver esta dádiva da natureza, se você tiver a chance. Este espectáculo muitas vezes não dura mais de 10 minutos, mas não há dúvida de que os esforços de assistir a esses momentos foram algumas das melhores lembranças, que tenho da Terra do Fogo.

Ushuaia, Terra do Fogo, Argentina. Autor e Copyright Guillermo Puliani

Ushuaia, Terra do Fogo, Argentina. Autor e Copyright Guillermo Puliani

Se quiser ver os cantos ocultos de Ushuaia e seus arredores não deixe de visitar www.trekkingenushuaia.blogspot.com.ar um projeto dedicado ao conhecimento de lugares não-tradicionais da ilha da Terra do Fogo, de modo que de alguma forma todos nós começamos a apreciar cada dia tão importante o contato com a natureza o modo como interagimos com o meio ambiente: cuidar, amar, valorizar e respeitar sempre um pouco mais.

Escrito por Guillermo Puliani. Foto de Guillermo Puliani.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM USHUAIA

Booking.com