Home / América do Sul / Uruguai / Uruguai atrações turísticas: o que ver no Uruguai
Punta del Este, Uruguai. Author Roberto Titzamann. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Punta del Este, Uruguai. Author Roberto Titzamann

Uruguai atrações turísticas: o que ver no Uruguai

O turismo é muito importante para a economia do Uruguai. O país é um destino turístico popular na América do Sul. As principais atrações turísticas do Uruguai são as belas e animadas estâncias balneares da costa ao longo do Oceano Atlântico, quer dizer os balneários à beira-mar localizados ao longo da costa entre Montevidéu e a fronteira com o Brasil. Mesmo a capital Montevidéu é um destino turístico popular e é o principal ponto de entrada no país graças a um aeroporto internacional com boas ligações aéreas a partir de toda a América do Sul. Muitas vezes aqueles que chegam de avião no aeroporto de Montevidéu retiram o carro previamente alugado para fazer uma rápida visita à cidade capital do Uruguai, continuando depois ao longo da costa oriental do país.

Punta del Este, Uruguai. Author Timaukel. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Punta del Este, Uruguai. Author Timaukel

Ao longo desta costa a hospitalidade é garantida por uma ampla gama de hotéis em todas as categorias: daqueles mais baratos até os de luxo. Há também apartamentos e pequenas pousadas. Em todas as categorias é aconselhável reservar com antecedência. Para o leste de Montevidéu seguem uma a outra as belas estâncias turísticas ligadas entre si por uma estrada costeira. A estrada costeira estende-se por mais de 300 km de praias, balneários, lagoas costeiras e promontórios arborizados. Toca os balneários de Atlântida, Piriápolis, Punta Colorada, Punta Negra, Punta del Este, La Paloma, Cabo Polónia, Punta del Diablo, La Coronilla com a fortaleza colonial de Santa Teresa e Chuy com a fortaleza colonial de San Miguel. Ao longo da costa há as ilhas Lobos com uma colónia de leões marinhos e os parques nacionais de Santa Teresa e San Miguel, ricos em vida selvagem e paisagens interessantes.

Colonia del Sacramento, Uruguai. Author and Copyright Pedro Gonçalves

Colonia del Sacramento, Uruguai. Author and Copyright Pedro Gonçalves

Ao longo da costa do Rio da Prata a oeste de Montevidéu há a atração histórica mais importante do Uruguai: a cidade colonial portuguesa de Colonia del Sacramento em frente da capital argentina Buenos Aires. Localizada 180 km de Montevidéu a vila de Colonia del Sacramento é hoje um Patrimônio Mundial da UNESCO. Esta vila é cheia de vistas pitorescas e edifícios históricos, que trazem os turistas ao tempo da luta pelo controle da área entre a Espanha e Portugal.

No interior do país há algumas atrações naturais como grutas, paisagens e cachoeiras, que estão localizadas perto da cidade de Tacuarembó (Valle Edén, Pozo Hondo, Gruta de los Cuervos, Gruta de los Helechos). Perto da cidade de Trinidad existem as formações de calcário da Gruta de Palacio. Na cidade de Paysandú durante os cinco dias da Semana Santa em março ou abril há a famosa Semana de la Cerveza de Paysandú, um dos mais importantes eventos de turismo do país. Ao norte de Paysandú encontram-se as Termas del Guaviyú, as de Almirón e de San Nicanor. Mais ao norte ao redor da vila de Salto há mais cidades termais. São as Termas del Arapey, de Salto Grande e de Termas del Daymán. Nos últimos anos o ecoturismo teve algum desenvolvimento. Praticam-se atividades como observação de aves, a canoagem e a pesca.

Piriápolis, Uruguai. Author Hoverfish. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Piriápolis, Uruguai. Author Hoverfish

O interior do Uruguai é muito menos visitado, mas não é desprovido de lugares interessantes.- Há pastagens ondulantes, onde vivem os famosos gaúchos em suas estancias (fazendas), que representam o estilo de vida tradicional e típico do país. Isso ajudou a promover o turismo rural e ultimamente muitas fazendas têm desenvolvido atividades dedicadas ao turismo. Pode ficar nalgumas fazendas típicas, vivendo com os gaúchos, comendo as comidas típicas e comprar produtos do território diretamente da fazenda, incluindo vinho, cerveja, carnes e queijos. Graças a isso o turismo da comida e do vinho está desenvolvendo-se rapidamente. A excelente carne produzida no Uruguai é o prato principal de cada refeição. Pode saborear o assado no espeto (asada), grelhado (parillada) ou cozido com legumes (puchero) ou cozido com arroz e frutas cozidas (carbonada). O vinho produzido no Uruguai é excelente. Os rodeios dos gaúchos são uma outra atração para os visitantes do país, especialmente durante o período da Páscoa, quando há a Semana criolla com dança, música e rodeios.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
eXTReMe Tracker