Home / Europa / Ucrânia / Ucrânia: vastas planícies, um belo litoral e cidades históricas interessantes

Ucrânia: vastas planícies, um belo litoral e cidades históricas interessantes

A Ucrânia (Ukrayina) é um Estado com um regime semi-presidencial da Europa Oriental, que nasceu após a dissolução da União Soviética. O país é limitado a norte pela Bielorrússia, a norte e leste pela Rússia, a oeste pela Polónia, Eslováquia e a Hungria, a sul-oeste pela Moldávia e a Roménia, ao sul pelo Mar Negro e o Mar de Azov.

A capital do país é a cidade de Kiev. Outras cidades importantes são: Kharkiv (Kharkov), Dnipropetrovsk, Odessa, Donetsk, Zaporižžja, Lviv (Leópolis) e Sevastopol. A Ucrânia é depois da Rússia o maior Estado da Europa.

A Ucrânia é formada principalmente por planícies cobertas de florestas e estepes atravessadas por grandes rios como o Dnepr (o terceiro maior rio da Europa), o Dniestre e o Donets, enquanto que no extremo sul-oeste o rio Danúbio marca a fronteira com a Roménia.

As planícies são na região central e oriental do país, enquanto que pelo sul-oeste a paisagem é mais montanhosa. No extremo sul-oeste da Ucrânia o território é atravessado pela cordilheira dos Cárpatos, que atinge o pico mais alto do país com a montanha Goverla (2.061 metros). A costa ucraniana ao longo do Mar Negro e do Mar de Azov é maioritariamente plana e por vezes pantanosa. Apenas ao longo da costa sul-leste da península da Criméia estão localizadas montanhas acima dos 1.500 metros de altura.

A economia da Ucrânia é uma economia baseada na indústria, agricultura e pecuária. A agricultura produz cereais como milho, frutas, girassóis, algodão e hortaliças e são criados bovinos e suínos. A Ucrânia foi um dos territórios mais industrializados da antiga União Soviética. O país tem hoje entre os principais sectores de indústria a alta tecnologia (indústria aeronáutica e espacial), metalurgia, siderurgia e tratamento industrial de produtos agrícolas. Existem também recursos do subsolo (carvão, minério de ferro).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 603.628 km²
  • População: 46.000.000.Ucranianos (78%), Russos (17%)
  • Capital: Kiev (Kyiv)
  • Língua: A língua oficial é o Ucraniano. É a primeira língua de 67% da população. O Russo – a primeira língua de 30% da população – é bem conhecido.
  • Religião: Cristãos ortodoxos (80%), Cristãos católicos (10%).
  • Moeda: Hryvnia (UAH)
  • Fuso horário: UTC+2, Verão UTC+3.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com