Home / Oceania / Polinésia Francesa / Ua Huka: um paraíso para cavalos selvagens nas Marquesas

Ua Huka: um paraíso para cavalos selvagens nas Marquesas

A ilha de Ua Huka com 83 km² e 571 habitantes está localizada no arquipélago das Ilhas Marquesas a 35 km a leste da ilha de Nuku Hiva e a 55 km ao nordeste da ilha de Ua Pou. O primeiro ocidental a descobrir a ilha foi o capitão estadounidense Joseph Ingraham em 1791.

A ilha como todas as Marquesas é de origem vulcânica e aparece ser seca e deserta, mas é um paraíso para cavalos selvagens das Marquesas. O seu ponto mais alto é o Monte Hitikau, que atinge 856 metros de altura. A ilha é formada por dois edifícios vulcânicos, que sobrepõem-se.

Na ilha há três aldeias: Vaipaee, Hokatu e Hane. Todas estão localizadas ao longo da costa sul. Os habitantes são famosos por fazer esculturas de madeira. O principal centro é Vaipaee. Aqui há um museu dedicado à cultura da ilha e um jardim botânico.

Nas pequenas ilhotas (motu) ao largo da costa de Ua Huka milhares de aves marinhas fazem os seus ninhos. A ilha é tradicionalmente acreditada como a primeira a ser habitada por polinésios. Existem vários sítios arqueológicos. Os mais importantes são os de Hatuana, Meiaute e Vaikivi e a Baía de Haavei.

COMO CHEGAR PARA UA HUKA: A ilha tem um pequeno aeroporto, localizado na sua parte sul entre as aldeias de Vaipaee e Hane. Ua Huka está ligada por voos regulares da Companhia Air Tahiti com Nuku Hiva. Em alternativa o cruzeiro com o navio de carga Aranui é uma boa opção para visitar a ilha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com