Home / Ásia / Turquia / Turquia: terra de civilizações antigas
Basílica de Santa Sofia (Hagia Sophia), Istambul, Turquia. Autore Robster1983. No Copyright
Basílica de Santa Sofia (Hagia Sophia), Istambul, Turquia. Autore Robster1983

Turquia: terra de civilizações antigas

A Turquia (Türkiye Cumhuriyeti/República da Turquia) é um estado situado na península da Ásia Menor (Anatólia) ligando Ásia com Europa. O país é uma república parlamentar instável. Somente uma pequena parte de 3%, o leste da Trácia, está situada na Europa e todo o resto do país de 97% fica na Ásia. A Turquia é limitada a nordeste pela Geórgia e a Armênia, ao sul pelo Iraque e pela Síria, a leste pelo Irão e a nordoeste pela Grécia e a Bulgária.

A cidade maior e mais conhecida na Turquia é Istambul, antiga Constantinopla, originalmente conhecida pelo nome de Bizâncio. Está localizada no Estreito do Bósforo entre a Ásia e a Europa. A capital do país, Ancara, está no centro do país no planalto da Anatólia. Outras cidades importantes são Izmir, Antalya, Adana, Edirne, Bursa, Manisa, Alexandretta, Antioquia, Konya e Erzurum.

A maioria da Turquia é montanhosa. O seu núcleo é formado por um grande planalto, o planalto da Anatólia. Para o sul ficam as Montanhas Taurus, as montanhas mais imponentes da Turquia, que separam a Anatolia da costa do Mediterrâneo. Aqui estão as montanhas Bolkar Daglari com 3.585 metros e Ala Daglari com 3.734 metros.

Para o norte da Anatólia rumo Mar Negro são as montanhas de Pontus atingindo quase 4.000 metros com o Kaçkar Dagi (3.937 metros). No extremo leste do país perto do grande lago Van com 3.738 quilômetros quadrados, possuindo uma altura de mais de 1.600 metros acima do nível do mar. Há outras cadeias de montanhas com o Bingöl Daglari de 3.250 metros.

Mapa da Turquia

Mapa da Turquia

A região leste é um vasto planalto que tem uma altitude média de 1.800 metros. Esta zona é caracterizada pela presença de grandes cones vulcânicos. O majestoso vulcão Süphan Dagi com 4.434 metros domina as margens norte do lago Van. Mas o vulcão mais imponente é o famoso Monte Ararat com 5.165 metros, a montanha mais alta da Turquia, localizada na fronteira com o Irão e a Armênia.

Os principais rios são: o Kizilirmak, o Yesilirmak e o Sakarya, que desaguam no Mar Negro. O Gediz e o Büyük Menderes fluem para o Mar Egeu e o Eufrates e o Tigre correm para o Golfo Pérsico. A Anatólia é rica em lagos, principalmente em lagos salgados: os maiores são o Lago Van, o Lago Tuz e o Lago Beysehir.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 779.452 km²
  • População: 72.600.000
  • Capital: Ancara
  • Língua oficial: A língua oficial é o turco; minorias falam o curdo, o armênio, o árabe e o grego.
  • Religião: Rito muçulmano sunita.
  • Moeda: Nova Lira Turca  (TRY)
  • Fuso horário: UTC+2, no Verão UTC+3.
dealform 336x280
banner
eXTReMe Tracker