Home / Ásia / Turquemenistão / Turquemenistão: o grande deserto de Karakum

Turquemenistão: o grande deserto de Karakum

Turquemenistão (Türkmenistan Jumhuriyati) é uma república presidencial na Ásia Central, que faz fronteira ao sul com o Irão e o Afeganistão, a leste e ao norte com o Uzbequistão, ao norte com o Cazaquistão, enquanto a oeste é banhado pelo Mar Cáspio, o maior lago do mundo com 371.000 km². A capital e maior cidade do país é Ashgabat.

O Turquemenistão é formado em grande parte das planícies da Depressão de Turan, que fazem parte do deserto de Karakum, que ocupa quase 80% do território do país. Na área centro-norte da Depressão de Turan fica a depressão do Akdzhak com -81 m debaixo do nível do mar. Grande parte da costa dunosa ao longo do Mar Cáspio encontra-se também debaixo do nível do mar.

Poucos são os relevos do país. No sudoeste ao longo da fronteira com o Irão está a cadeia de Kopet-Dag, que no Turquemenistão chega a quase 3.000 metros acima do nível do mar pelo Monte Shahshah com 2.912 metros. A montanha mais alta de Turquemenistão é o Monte Ayrybaba com 3.137 metros nas montanhas de Kugitang, localizado no extremo leste do país. Os rios mais importantes no Turquemenistão são o Amu Darya, que marca a fronteira com o Uzbequistão, e o Murgab.

A economia de Turquemenistão é baseada na agricultura (algodão, frutas, legumes, cereais e tabaco), na pecuária (ovelhas karakul, gado, bicho-da-seda), na exploração de florestas e nos recursos importantes do subsolo como gás natural, petróleo e enxofre). A indústria do país é desenvolvida no setor da mineração, da química, do têxtil e da transformação de produtos agrícolas e pecuários.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 488.100 km²: Área arável 3%, prados e pastagens 61%, florestas e arbustos 8%, terra inculta e improdutiva 28%
  • População: 5.110.000 (dados de 2006) – turquemenos 85%, uzbeques 5%, russos 5%
  • Capital: Ashgabat.
  • Língua oficial: A língua oficial é o turquemeno. O russo, o dari e o uzbeque são reconhecidos como línguas regionais.
  • Religião: muçulmana 89%, cristã ortodoxa 9%
  • Moeda: Manat turquemano (TMM)
  • Fuso horário: UTC+5 horas.