Home / Europa / Albânia / Tirana: A capital e a maior cidade da Albânia
Bandeira da Albânia
Bandeira da Albânia

Tirana: A capital e a maior cidade da Albânia

Tirana é a capital da Albânia. A cidade está localizada a 110 metros acima do nível do mar ao longo do vale do rio Ishem entre o Monte Dajti para leste, as colinas de Krraba e Sauk ao sul e os de Vaqarr e Yzberisht para oeste e as montanhas Kamza ao norte. Tirana é a maior cidade da Albânia. Tem 800.000 habitantes e a sua população é de mais de 30% da população total do país. Tirana é também o principal centro político, comercial e industrial (têxtil, alimentos, cimento, mecânica, química e calçado) e cultural da Albânia.

A área de Tirana foi habitada desde tempos pré-históricos, mas até a Idade Média a cidade mais importante da Albânia de hoje era apenas uma pequena vila insignificante. Os bizantinos construíram ali uma fortaleza conhecida como a Fortaleza de Justiniano (Kalaja e Justinianit) ou Castelo de Tirana (Kalaja e Tiranes), cujos restos são ainda visíveis no centro da cidade. A cidade de Tirana só foi fundada no século XVII pelos turcos. Inicialmente era o local duma pequena guarnição militar. Nos anos seguintes foram construídos uma mesquita, uma padaria e um banho turco. A partir deste primeiro assentamento pequeno a cidade desenvolveu-se devido à sua localização e seu clima saudável. A cidade tornou-se a capital do Reino da Albânia em 1920. Tirana tem hoje uma aparência moderna e está uma cidade em transformação constante.

Tirana mantém um antigo núcleo, que preserva o aspecto otomano com mesquitas e bazares. A chamada nova cidade foi construída a partir do século XX e é caracterizada por largas e longas avenidas. Esta parte da cidade foi afetada pelo plano implementado durante o período em que a Albânia foi ocupada pela Itália. Tem características arquitetônicas típicas do regime fascista. Os anos de comunismo levaram à construção de grandes edifícios de estilo soviético, piorando consideravelmente o aspecto arquitetônico da cidade.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com