Home / Europa / Finlândia / Tampere: a cidade no centro da área dos lagos finlandeses

Tampere: a cidade no centro da área dos lagos finlandeses

Tampere com 210 mil habitantes e mais de 340 mil pessoas na região metropolitana é uma das mais importantes cidades da Finlândia. Está localizada na área central do sul da Finlândia na famosa Região dos Lagos Finlandeses entre os lagos Pyhäjärvi e Näsijärvi a 180 km ao norte de Helsínquia.

A cidade não é uma fundação antiga. Tampere foi fundada em 1775 pelos suecos como o local dum mercado ao longo das margens do canal do rio Tammerkoski. No século XIX a cidade desenvolveu-se muito, tornando-se um importante centro de indústria têxtil.

Tampere tem uma aparência moderna e funcional com um desenvolvimento urbano bem concebido e planeado. A cidade é um centro cultural do país com duas grandes universidades e é também o lar de grandes empresas de calçado, têxtil e mecânica.

Entre as coisas para ver existem alguns museus interessantes. O museu mais importante é o Centro de Museus Vapriikki (Museum Centre Vapriikki), que é o lar de onze tipos diferentes de museus e exposições, incluindo o Museu de História Natural (Tampere Museum of Natural History) e o Museu do Sapato (Shoe Museum).

Para as crianças há o Museu Moomin (Moomin Museum), dedicado a histórias do escritor e ilustrador de crianças finlandês Tove Jansson. A cidade tem entre suas atrações mais visitadas o parque de diversões Särkänniemi, onde há um jardim zoológico infantil, um aquário, um planetário e um aquário de golfinhos.

A cidade abriga hoje o segundo maior aeroporto da Finlândia (Tampere-Pirkkala).

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com