Home / Ásia / Tajiquistão / Tajiquistão: as altas montanhas do Pamir e Alay

Tajiquistão: as altas montanhas do Pamir e Alay

O Tajiquistão (Jumhurii Tojikistan) é uma república presidencial na Ásia Central, que faz fronteira ao norte com o Quirguistão, a leste com a República Popular da China, a sul com o Afeganistão, a oeste e noroeste com o Uzbequistão. A capital e principal cidade do país é Duchambe. O Estado de Tajiquistão inclui também a província autónoma de Gorno-Badachšan.

O território do Tajiquistão é em grande parte montanhoso. Duas cadeias principais de montanhas existem e atravessam o país: Para o nordoeste ficam as montanhas do Trans-Alaj, enquanto a sudeste encontra-se o maciço do Pamir. Estas duas cadeias têm numerosos glaciares e vários picos com mais de 7.000 metros de altura.

A montanha mais alta do Tadjiquistão é o Monte Ismail Samani com 7.495 metros, anteriormente conhecido como Pico Comunismo. Outros picos imponentes são os picos da Independência/Pico Lenin com 7.134 metros, o Korzhenevskaya com 7.105 metros e a Avicenna com 6.974 metros. As poucas planícies do país estão localizadas ao longo do rio Syr, que forma o Vale Fergana, do Amudarya, do Kafirnigan, do Vahs e do Pjandz. Entre os lagos há o lago Kara-Kul com 380 km², localizado 3.900 metros acima do nível do mar dentro duma cratera de meteorito.

A economia de Tajiquistão é baseada na agricultura (algodão, trigo, arroz, milho, cevada, legumes, batatas e frutas (maçãs, uvas)), na pecuária (ovinos, bovinos e caprinos) e nos recursos importantes do subsolo com carvão, petróleo, chumbo, zinco, gás natural, ferro, antimônio, ouro e prata. A indústria do país desenvolveu-se no setor da mineração, da química, do têxtil e da transformação de produtos agrícolas e pecuários.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 143.100 km²: Área arável 6%, prados e pastagens 25%, florestas e arbustos 4%, terra inculta e improdutiva 65%
  • População: 7.320.000 (dados de 2006) – tajiques 80%, uzbeques 15%, russos 1%, quirguizes 1%
  • Capital: Duchambe.
  • Língua oficial: A língua oficial é o tajique. O russo é conhecido.
  • Religião: muçulmana (sunitas) 90%, cristã ortodoxa 2%
  • Moeda: Somoni (TJS)
  • Fuso horário: UTC+5 horas.