Home / Oceania / Polinésia Francesa / Taiti: um nome, que evoca o paraíso

Taiti: um nome, que evoca o paraíso

Taiti com 178 mil habitantes, a maior ilha com 1.048 quilómetros quadrado das ilhas da Polinésia Francesa, é o coração da região. A capital Papeete está localizada aqui e na ilha vivem 70% da população de todas as ilhas da Polinésia Francesa.

A ilha de Taiti é uma ilha de origem vulcânica, composta de duas partes: Tahiti Nui e Tahiti Iti, ligadas por um istmo estreito. A ilha é repleta de montanhas e aqui encontra-se a montanha mais alta da Polinésia Francesa: O Monte Orohena, que tem 2.241 metros de altura.

Os habitantes de Taiti são concentrados ao longo da estreita faixa costeira, porque as montanhas do interior não permitem assentamentos. O interior da ilha possui ainda uma beleza selvagem com picos majestosos, cobertos de vegetação e de cachoeiras. Enquanto a costa é por vezes caracterizada por praias de areia branca de coral, a costa é mais frequentemente coberta de areia vulcânica preta.

Taiti foi descoberto por navegadores europeus em 1767. Foi o britânico Samuel Wallis o primeiro europeu, que vivenciou a vista e o desembarco na ilha. Ele trouxe de volta comentários entusiasmados, devidos à liberdade dos habitantes, à amenidade do clima e à beleza da natureza pacífica.

As expedições navais subsequentes do francês Louis de Bougainville em 1768 e do britânico James Cook em três viagens tiveram as mesmas experiências de entusiasmo. Todos ajudaram a dar luz ao mito das ilhas dos Mares do Sul, um mito, que em grande parte mantêm-se ainda hoje na imaginação coletiva.

Em frente à costa oeste de Taiti está localizada a ilha de Moorea, que é distante de 10 km. São os belos pores do sol, que podem ser vistos sobre Moorea e suas montanhas a partir de Papeete e da área do aeroporto de Faaa. O atol de coral de Tetiaroa, que foi uma propriedade privada do ator estadounidense Marlon Brando até a sua morte, está localizado a 50 km ao norte de Taiti.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com