Home / Ásia / Tailândia / Tailândia: selva, templos antigos e mar
Templo do Buda de Esmeralda (Wat Phra Kaew), Grand Palace, Banguecoque, Tailândia. Author D.Alyoshin. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Templo do Buda de Esmeralda (Wat Phra Kaew), Grand Palace, Banguecoque, Tailândia. Author D.Alyoshin

Tailândia: selva, templos antigos e mar

A Tailândia (Prathet T’hai, Reino da Tailândia) é uma monarquia constitucional do sudeste da Ásia com Bangkok como capital. O país ocupa a parte ocidental da Península da Indochina e a parte setentrional da Península Malaia.

O país faz fronteira a oeste e noroeste com Mianmar, a nordeste e leste com o Laos, a sudeste com a Camboja e a sul com a Malásia e é banhado a sudoeste pelo Mar de Andaman e a leste pelo Golfo da Tailândia.

O país tem um território muito diversificado: No noroeste dominam as montanhas, por vezes superiores a 2.000 metros de altitude como perto da cidade de Chiang Mai, onde fica a montanha mais alta da Tailândia: o Doi Inthanon com 2.565 metros.

Mapa da Tailândia

Mapa da Tailândia

A região nordeste é parcialmente ocupada pelo Planalto de Khorat, uma série de colinas entre 100 e 200 metros de altura. Nesta área grande parte da fronteira com o Laos é marcada pelo rio Mekong, o maior rio da Península da Indochina. O centro do país é caracterizado pelo amplo vale onde está o rio Chao Phraya, o mais importante rio da Tailândia, que faz uma vasta planície, densamente povoada e intensamente cultivada. Nesta região próxima do mar fica também a capital Banguecoque.

A parte do território tailandês, que ocupa a península malaia é composta de estreitas planícies costeiras e picos isolados. A costa banhada pelo Golfo da Tailândia é geralmente baixa e emoldurada por lagoas e ilhas como Ko Samui com 228 km² e Phangan com 168 km², enquanto que a costa do mar de Andaman é rochosa, animada e cheia de ilhas como Phuket com 543 km², Phi Phi e Ko Lanta Yai.

A economia tailandesa é uma economia em rápido crescimento. A agricultura tem a sua força na cultura de arroz, praticada na vasta planície do rio Chao Phraya. A Tailândia é um dos principais produtores mundiais de arroz. Entre as outras culturas figuram o milho, o mandioca, o amendoim, o fumo, o sorgo, o feijão, a batata doce e as frutas como as bananas, o abacaxi, os citricos e a manga e o algodão e a cana-de-açúcar.

Koh Phi Phi Don, Krabi, Tailândia. Author Amitparikh. No Copyright

Koh Phi Phi Don, Krabi, Tailândia. Author Amitparikh

A Tailândia é o maior produtor mundial de seringueira, cultivada na região da Península Malaia. Os recursos florestais são ricos em madeiras preciosas incluindo a teca, o ébano, o sândalo e o yang. De grande importância são a pesca (arenque, anchova, cavala) e a pecuária como bovinos, bubalinos, suínos e aves. O subsolo é rico em estanho (um dos maiores produtores do mundo), tungstênio, ferro, chumbo, pedras preciosas como safiras, petróleo e gás natural. As indústrias estão concentradas quase exclusivamente na capital Banguecoque. Os setores mais desenvolvidos são a industria têxtil, de alimentos, química, petroquímica e de engenharia. Um sector económico muito importante é o turismo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 513.115 km²: terras araveis 40%, prados e pastagens 1%, florestas e arbustos 26%, terras incultas e improdutivas 33%
  • População: 62.828.000 (situação em 2008): thai 75%, chineses 14%, malaios 2%
  • Capital: Bangkok/Banguecoque
  • Língua oficial: A língua oficial é o tai.
  • Religião: Budistas 95%, muçulmanos 4,25%, cristãos 0,75%
  • Moeda: Baht (THB)
  • Fuso horário: UTC+7
dealform 336x280
banner
eXTReMe Tracker