eXTReMe Tracker
Home / América do Sul / Suriname / Suriname riqueza de grupos étnicos e floresta equatorial
Waterkant, Paramaribo, Surinam. Author MH. No Copyright
Waterkant, Paramaribo, Surinam. Author MH

Suriname riqueza de grupos étnicos e floresta equatorial

O Suriname (Republiek van Suriname/República do Suriname) é uma república situada a norte do equador na parte norte da América do Sul. É banhado pelo Oceano Atlântico ao norte e é delimitado a oeste pela Guiana, ao sul pelo Brasil e a leste pela Guiana Francesa. Paramaribo, a capital, está localizado na margem esquerda do rio Suriname cerca de 20 km da costa do Oceano Atlântico. É o principal porto e a única verdadeira cidade do país.

O território tem uma superfície plana ao longo da costa, a qual é baixa e muitas vezes inundada. Aqui estão a capital e a maioria das povoações do país. O interior do país é constituído por um planalto central com densas florestas. Há algumas savanas ao sul. Mas geralmente trata-se duma região montanhosa, rica em florestas de essências, que culmina na montanha Julianatop com 1.280 metros. Na fronteira com o Brasil existe a Serra Tumucumaque.

Existem numerosos rios. Os principais são o Maroni (Marowijne), que marca a fronteira com a Guiana Francesa, o Corantijn (Courantyne), que marca a fronteira com a Guiana, a Coppename, o Saramacca e o Suriname. Um enorme lago artificial é o lago Brokopondo com 1.560 km², também conhecido como Dr. W.J. van Blommesteinmeer. Está localizado ao longo do rio Suriname.

Mapa do Suriname

Mapa do Suriname

Os recursos florestais e a mineração, incluindo depósitos substanciais de bauxita, manganês, cobre, níquel, platina, ouro e petróleo, são importantes. As principais atividades industriais são relacionadas a estas duas áreas.

A agricultura é praticada numa pequena área do território nacional. São cultivados arroz, óleo de palma, cana-de-açúcar, bananas e café. A pesca, especialmente para o camarão, é um outro ponto importante da economia do país.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície:  163.820 km²:  área arável 0,4%, prados e pastagens 0,1%, florestas e arbustos 91,9%, terras incultas e improdutivas 7,6%.
  • População: 450.000 (situação em 2005):  asiáticos da Índia 37%, crioulos (descendentes de africanos e europeus) 31%, javaneses 15%, quilombos (africanos) 10%, ameríndios 3%, chineses 2%, europeus 1%.
  • Capital: Paramaribo.
  • Língua oficial: A língua oficial é o neerlandês. Falam-se o Sranan Tongo, que é um crioulo inglês, o hindi, o javanês, o saramaka e o paramakan.
  • Religião: Cristãos 48%: protestantes 25% e católicos 23%; hindus 27%, muçulmanos 20%, animistas 5%.
  • Moeda: Dólar do Suriname (SRD).
  • Fuso horário: UTC-3.

NUmber One 300x250 _Promo USA 300x250
rentalcars.com
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem
×