Home / Europa / Suíça / Suíça: natureza, prados, montanhas e geleiras
Matterhorn, Valais, Suíça. Autore e Copyright Marco Ramerini.
Matterhorn, Valais, Suíça. Autor Marco Ramerini.

Suíça: natureza, prados, montanhas e geleiras

A Suíça é um país localizado nos Alpes ao norte da Itália. É uma república federal dividida em 26 cantões. O território suíço tem fronteiras no sul com a Itália, no oeste com a França,no norte com a Alemanha e a França, no leste com a Áustria, o Liechtenstein e a Itália. As principais cidades, para além da capital Berna, são Zurique, Lausanne, Basiléia, Lugano, Genebra, Lucerna, St. Gallen e Winterthur.

A principal característica do território suíço são as montanhas. Suíça é composta por três diferentes regiões geográficas: a sul a zona alpina (60% da área total do país), ao centro a zona pré-alpina chamada Mittelland (27% do território) e no noroeste são as cadeias de montanhas que formam o Jura.

As montanhas da Suíça alcançam alturas consideráveis​​, especialmente no cantão de Valais/Wallis com os picos de Monte Rosa (Punta Dufour, 4.637 metros, a montanha mais alta na Suíça), o Weisshorn (4.505 metros), o Matterhorn (4.478 metros) e o Combin Grand (4.314 metros).

Os Alpes do cantão de Grisons excedem os 4.000 metros, como o pico da Bernina (4.050 metros). Nos Alpes Berneses há as cadeias de Finsteraarhorn (4.274 metros), da Jungfrau (4.158 metros) e do Aletschhorn (4.195 m). Aqui está o maior glaciar nos Alpes, o glaciar Aletsch (101,7 km²).

Entre os rios podemos citar o Reno, o Ródano, o Inn e o Ticino. A Suíça é um país com muitos lagos. Os maiores e os mais importantes são o Lago de Genebra (582 km²), dividido entre a França e a Suíça, o Lago de Constança (536 km²), dividido entre a Alemanha, a Suíça e a Áustria. O Lago de Neuchâtel/Neuenburg (218 km²), o Lago de Zurique (88 km²) e o Lago dos Quatro Cantões (113 km²) pertencem completamente à Suíça.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 41.285 km²
  • População: 7.500.000
  • Capital: Berna
  • Línguas: Línguas oficiais são o alemão (63%), o francês (19%), o italiano (7,6%) e o romanche (1%).
  • Religião: Católicos (46,2%) e Protestantes (40%).
  • Moeda: Franco suíço (CHF)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão (UTC+2).

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com