Home / África / África do Sul / Stellenbosch: o segundo mais antigo assentamento europeu na África do Sul
Stellenbosch, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini
Stellenbosch, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini

Stellenbosch: o segundo mais antigo assentamento europeu na África do Sul

A cidade de Stellenbosch está localizada nos Winelands do Cabo a apenas 50 km da Cidade do Cabo. Stellenbosch é o mais antigo assentamento europeu na África do Sul após a Cidade do Cabo. O nome da cidade é derivado de Simon van der Stel, governador da Colónia do Cabo, que fundou a vila em 1679.

Em Stellenbosch estabeleceram-se colonos neerlandeses e huguenotes. Os colonos neerlandeses construíram um sistema de canais, que atravessa a cidade e alimentou um moinho de água. Os huguenotes deram um impulso à viticultura na região, onde hoje produzem-se os mais renomados vinhos sul-africanos. O desenvolvimento de Stellenbosch foi rápida e a partir de 1685 tornou-se a sede dum distrito, que estendia-se por 25.000 quilómetros quadrados.

Stellenbosch é uma bela cidade, conhecida pela sua arquitetura de estilo neerlandês do Cabo. A rua principal, Dorpstraat, foi declarada um monumento nacional e abriga vários edifícios históricos.

Stellenbosch, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Stellenbosch, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini.

A praça principal (Braak) abriga um pequeno museu militar, localizado num barril de pólvora da VOC, chamado VOC Kruithuis de 1777.  Olhando para a praça há tembém a ex-Câmara Municipal, o Burgerhuis de 1797 e a igreja de Maria no Braak de 1852.

Entre os museus da cidade vale a pena visitar o Village Museum, composto por seis casas, que reconstruem a vida diária dos séculos passados e o Stellenryck Wine Museum, dedicado à história da viticultura.

A cidade abriga a universidade mais antiga da África do Sul, que forma uma grande parte das elites de língua afrikaans. Tem 10 faculdades e é o lar de 25.000 estudantes. A língua oficial da universidade é o afrikaans, a língua dos descendentes dos primeiros colonos neerlandeses.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ALOJAMENTO, APARTAMENTOS, B&B E HOTÉIS

Booking.com