Home / Europa / Grécia / Siros: o centro administrativo das Cíclades e a ilha mais católica da Grécia

Siros: o centro administrativo das Cíclades e a ilha mais católica da Grécia

A ilha de Siros ou Syros com 102 km² e 20.000 habitantes situa-se no Mar Egeu no arquipélago das ilhas Cíclades entre Míconos para o leste e Kythnos para o oeste. Siros é em grande parte montanhosa e o pico mais alto, o Monte Pyrgos, atinge 442 metros. Na ilha são cultivadas videiras e oliveiras. A ilha é a mais populosa das Cíclades e é o centro administrativo do arquipélago.

A ilha tem a particularidade de que a metade de seus habitantes são de religião católica romana. Este é um legado do período de domínio veneziano (1207-1537). É um dos poucos lugares na Grécia juntamente com a ilha próxima de Tinos, onde há um núcleo forte de católicos. Mesmo até o século XIX a ilha era habitada quase só por católicos e apenas naquele século durante as perseguições turcas no resto da Grécia refugiaram-se em Siros muitos gregos de fé ortodoxa.

A ilha está cheia de belas vilas ao lado da capital Ermoupolis, cheias de edifícios neoclássicos. Muito interessante é a vila próxima veneziana medieval de Ano Syros. Na ilha de Siros existem também algumas zonas de interesse arqueológico. No norte da ilha vale a pena de visitar as escavações de Kastri e as de Chalandriani, onde há uma grande necrópole pré-histórica.

A cidade principal é Ermoupolis, localizada ao longo da costa leste da ilha. Além de ser a cidade mais importante de Siros e o porto, onde as balsas docam, é também o centro administrativo e a capital das Cíclades. A vila de Ermoupolis está entre as mais belas das Cíclades, cheias de edifícios neoclássicos como a Câmara Municipal. Vai encontrar vários museus como o Museu Arqueológico e o Museu Industrial, que traça a história industrial e comercial da ilha, que até o século XIX era o principal porto da Grécia e um dos centros comerciais mais importantes do país, que produziu vidro, cerâmica, seda e roupas.

A uma curta distância de Ermoupolis há a aldeia de Ano Syros, uma vila medieval veneziana, onde vivem os católicos e onde está a bela igreja de Agios Georgios, uma catedral construída no século XIII. Ano Syros era a capital da ilha durante o domínio veneziano. No morro ao lado de Ano Syros os ortodoxos gregosos formaram desde o século XIX a aldeia de Vrodado. Para o sul de Ermoupolis há o pequeno aeroporto da ilha, que está ligado por voos com Atenas.

As praias mais belas da ilha são encontradas ao longo das costas sul e oeste. Ao longo da costa oeste as praias mais populares estão localizados em torno do centro de Finikas. Entre estas há as praias de Posidonia, Finikas, Kokkini e Angathopes. Mais ao norte fica a baía de Galissas com as praias de Armeos e Galissas. Então continuando em direção ao norte da ilha existe uma sucessão de enseadas e falésias, onde ficam as praias de Kini, Delfini, Aetos, Lia e Grammata. Ao longo da costa existem as praias de Mega Gialos e Vari.

COMO CHEGAR A SIROS

VOOS: O pequeno aeroporto da ilha está a poucos quilómetros ao sul de Ermoupolis. A ilha de Syros está ligada por voos com Atenas.

FERRIES: O porto de Syros, Ermoupolis, está no centro da costa leste da ilha e é conectado por balsas e ferries rápidos com Pireus e muitas ilhas gregas. Os ferries rápidos ligam Syros com Pireus em 2 horas e meia, Rafina em 3 horas e Mykonos em 40 minutos. As outras ilhas como Amorgos, Andros, Ios, Milos, Naxos e Paros são conectadas por ferry. Existem mesmo ligações para as ilhas mais distantes como Rhodes, Kos, Anafi e Astypalea.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com