Home / Ásia / Singapura / Singapura: cidade-estado e centro económico e comercial

Singapura: cidade-estado e centro económico e comercial

Singapura (Singapore) é uma cidade-estado do Sudeste asiático estabelecida na forma duma república parlamentar. Esta ex-colônia britânica está associada à Comunidade Britânica. O estado é composto duma ilha grande e de várias pequenas ilhas. A ilha de Singapura é quase totalmente plana. Apenas no centro há algumas colinas baixas. A maior é o Bukit Timah, que chega a 164 metros de altura.

Singapura está localizada no extremo sul da Península Malaia e atravessa quase a linha do Equador, ficando apenas um grau ao norte do equador. A ilha está separada da Malásia pelo canal de Johor, enquanto a sul se encontra o Estreito de Singapura, que a separa do arquipélago de Riau da Indonésia.

Graças à sua posição geográfica Singapura é um dos portos mais importantes do mundo e um dos maiores centros financeiros, bancários, económicos e comerciais do Sudeste da Ásia. A agricultura não é importante devido à escassez de terras agrícolas disponíveis. São cultivados coqueiros, borracha, orquídeas e tabaco.

Alguma importância é attribuída à agricultura e à pesca. As indústrias desenvolveram-se nas áreas da mecânica, do têxtil, da petroquímica, da construção naval, da eletrônica e da farmacêutica. Ao longo dos últimos anos o turismo recebeu um papel importante na economia.

Informações sobre voos: Singapura é servida pelo aeroporto de Singapore Changi Airport, que é um dos aeroportos mais importantes da Ásia, particularmente na região do Sudeste asiático, e é o principal ponto de paragem para a Austrália.

Em 2010 o aeroporto recebeu um recorde de mais de 42 milhões de passageiros e assim tornando-o no 18° aeroporto mais movimentado do mundo e o quinto mais movimentado na Ásia por tráfego de passageiros.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície:  704 km²: terras aráveis 8%, prados e pastagens 0%, florestas e arbustos 5%, terras incultas e improdutivas 87%
  • População: 4.680.000 (situação em 2007): chineses 76.8%, malaios 13.9%, indianos 7.9%, europeus 1,4% (situação em 2000)
  • Capital: Singapura/Singapore
  • Língua oficial: As línguas oficiais são o chinês, o malaio, o tâmil e o inglês.
  • Religião: budistas 42,5%, muçulmanos 14,9%, cristãos 14,6%, taoístas 8,5%, hindus 4% (situação em 2000)
  • Moeda: Dólar de Singapura (SGD)
  • Fuso horário: UTC+8

Booking.com