Home / Oceania / Austrália / Shark Bay: estromatólitos, praia de conchas e golfinhos
Monkey Mia, Shark Bay, Austrália Ocidental, Austrália. Author Andrzej Kulka. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Monkey Mia, Shark Bay, Austrália Ocidental, Austrália. Author Andrzej Kulka

Shark Bay: estromatólitos, praia de conchas e golfinhos

Shark Bay é um dos sítios da Austrália Ocidental, que faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. O local é conhecido no mundo como um dos poucos, onde pode ver os estromatólitos, colónias de algas, que parecem rochas, representando uma das mais antigas formas de vida da Terra. São fósseis reais vivos.

A área de Shark Bay inclui uma costa rochosa formada por enseadas tranquilas, ilhas, praias e falésias, onde é possível observar a fauna e flora locais, incluindo plantas raras, mamíferos, répteis e aves, alguns dos quais são encontrados somente nesta área da Austrália. Nas águas da baía pode ver os dugongos, baleias jubarte, raias gigantes, golfinhos e tartarugas.

A área conserva maravilhas naturais como a praia de conchas de Shell Beach, os estromatólitos no Hamelin Pool e os golfinhos curiosos de Monkey Mia. A localidade principal na área de Shark Bay é Denham, localizada a 800 km ao norte de Perth.

Estromatólitos, Hamelin Pool, Shark Bay, Austrália Ocidental, Austrália. Author Happy Little Nomad. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Estromatólitos, Hamelin Pool, Shark Bay, Austrália Ocidental, Austrália. Author Happy Little Nomad

SHELL BEACH: É uma das mais belas atrações de Shark Bay. Shell Beach está localizada a 40 km a partir de Denham e é, como o nome indica, uma grande praia de areia branca, composta de milhões de pequenas conchas Coquina. As conchas são tantas, que atingem uma profundidade de 8 metros.

HAMELIN POOL E AS ESTROMATÓLITOS: Estas formações incomuns são criadas por organismos unicelulares conhecidos como cyanbacteria e crescem a uma taxa de menos dum mm por ano. Os estromatólitos são colónias de algas, que formam depósitos duros em forma de cúpula, que são conhecidos como “fósseis vivos”, porque estas formações de cyanbacteria estão entre as mais antigas formas de vida do planeta Terra.

MONKEY MIA: Um centro importante de pesca de pérolas, Monkey Mia é agora famoso por ser um lugar, onde pode ver os golfinhos, que vêm à costa a ser alimentados pelas mãos de guardas florestais do Parque.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
Close
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem
eXTReMe Tracker