Home / América do Sul / Brasil / São Paulo (Estado): costa, montanhas e planaltos

São Paulo (Estado): costa, montanhas e planaltos

O Estado de São Paulo é de longe o mais importante do Brasil. Do ponto de vista económico produz um terço da riqueza do país e abriga um quinto da população brasileira.

Colonizado pelos portugueses desde 1532, quando fundaram ao longo da costa a cidade de São Vicente. Nos anos seguintes várias expedições penetraram no interior do Estado em busca de metais preciosos. Em 1554 foi fundada no planalto a cidade de São Paulo de Piratininga, o atual São Paulo.

O Estado de São Paulo faz fronteira com os Estados do Paraná no sul, de Minas Gerais no norte e noroeste, de Mato Grosso do Sul no oeste, do Rio de Janeiro no leste. Para o sul-leste fica o Oceano Atlântico, onde estende-se um litoral de mais de 600 km.  Especialmente no norte há numerosas ilhas, as maiores das quais são as ilhas de São Sebastião e de Santo Amaro.

Ao longo da costa existem grandes áreas planas, mas logo o território tende a elevar-se com as cadeias de montanhas costeiras, a Serra do Mar, a Serra da Mantiqueira e a Serra de Paranapiacaba. Na Serra da Mantiqueira ao longo da fronteira com o Estado de Minas Gerais está a montanha Pedra da Mina com 2.797 metros, que é a montanha mais alta do Estado.

Além das cadeias costeiras há o vasto Planalto Paulista, com uma altura, que varia de 300 metros a 700 metros. O Estado de São Paulo é formado em grande parte de terras altas. 85% do território do Estado está localizado em altitudes entre 300 e 900 metros.

Há muitos rios no Estado. O Rio Tietê atravessa todo o estado por cerca de 1.000 km de leste a oeste. Na parte oeste do Estado encontra-se a bacia do Rio Paraná, o rio que marca a fronteira com o Mato Grosso do Sul. A fronteira norte com Minas Gerais é marcada pelo Rio Grande, enquanto a fronteira sul com o Estado do Paraná é marcada pelo Rio Paranapanema.

Centrado em sua capital, São Paulo, a maior e mais industrializada cidade no Brasil e uma das cidades mais importantes e populosas do mundo, o Estado de São Paulo tem outras cidades importantes como Campinas, um importante centro industrial, Santos, que é o maior porto da América do Sul e Ribeirão Preto.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 248.209 km²
  • População: 41.252.160 (situação em 2010): brancos 67,9%, pardos 24,7%, pretos 5,8%, amarelos 1,3%, indígenas 0,3%
  • Capital: São Paulo
  • Fuso horário: UTC-3, no verão UTC-2

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM SÃO PAULO

Booking.com