Home / América do Norte / Saint-Pierre e Miquelon / São-Pedro e Miquelon: uma das últimas peças do império colonial francês
Saint-Pierre, Saint-Pierre-et-Miquelon. Author © Marc A. Cormier – www.spm.org. Licensed under Creative Commons Attribution.
Saint-Pierre, Saint-Pierre-et-Miquelon. Author © Marc A. Cormier – www.spm.org.

São-Pedro e Miquelon: uma das últimas peças do império colonial francês

São-Pedro e Miquelon (Collectivité territoriale de Saint-Pierre-et-Miquelon) é uma Colectividade Territorial francesa, formada por duas ilhas maiores – as de Miquelon e de São-Pedro e por pequenas rochas e ilheus, que encontram-se ao redor da ilha de São-Pedro: Grand Colombier, Petit Colombier, Île aux Marins (Île aux Chiens), Île aux Pigeons e Île aux Vainqueurs.

A pequena possessão francesa no Oceano Atlântico ao sul da Terra Nova é tudo o que resta do vasto império, que a França teve na América do Norte durante os séculos XVII e XVIII e que no momento de pico estendia-se desde o rio São Lourenço para o rio Mississipi. As ilhas foram colonizadas pela França no final do século XVII, mas em anos posteriores muitas vezes passaram de mãos entre a França e a Grã-Bretanha. Os britânicos ocuparam as ilhas várias vezes e elas permaneceram sob controle contínuo britânico entre 1714 e 1763 e foram em seguida ocupadas de forma intermitente pelos britânicos entre 1778 e 1814. Com o Tratado de Paris de 1814 as ilhas foram tornadas definitivamente à França.

As ilhas estão localizadas na entrada da Baía de Fortune (Fortune Bay) ao longo da costa sul da Terra Nova. A maior ilha do território é Miquelon com 216 quilómetros quadrados, mas não é a mais densamente habitada. Miquelon consiste de três territórios – Le Cap, Miquelon (Grande Miquelon) e Langlade (Petite Miquelon) – ligados por bancos de areia.

Mapa de Saint-Pierre e Miquelon

Mapa de Saint-Pierre e Miquelon

A ilha com o maior número de habitantes do arquipélago é a de São-Pedro com 26 quilómetros quadrados, onde há o importante porto de pesca de São Pedro, a localidade principal do território. A maioria dos habitantes são de origem bretã, normanda e basca e todos falam o francês. São-Pedro e Miquelon tiveram uma economia baseada principalmente na pesca, mas nos últimos anos do século XX esta atividade tem diminuído significativamente até que cessou quase por completo, devido à falta de peixe. Nos últimos anos as atividades emergentes são o artesanato e o turismo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 242 km².
  • População:  6.125 – 5.509 no município de São-Perdro e os outros 616 no município de Miquelon-Langlade (situação em 2006).
  • Localidade principal: São Pedro (Saint-Pierre)
  • Língua oficial: o francês
  • Religião: Cristandade.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC-3, no verão: UTC-2

dealform 336x280
banner
eXTReMe Tracker