Home / Europa / Rússia / Rússia: o maior país do mundo

Rússia: o maior país do mundo

A Rússia (Rossiyskaya Federacija/Federação Russa) é o maior país do mundo, mesmo após as reduções realizadas em seu território com a queda da União Soviética e a independência de 14 países que a compuseram. Este vasto país que se estende entre a Europa Oriental e a Ásia, entre o Mar Báltico e o Oceano Pacífico, entre o Oceano Ártico, o Mar Negro, o Cáucaso, o Mar Cáspio e a Sibéria.

Por seu enorme tamanho a Rússia tem fronteiras com vários países da Europa e da Ásia. Na Ásia faz fronteira com a China, a Mongólia, o Azerbaijão, o Cazaquistão e a Geórgia, enquanto na Europa faz fronteira com a Ucrânia, a Bielorrússia, a Letónia, a Estónia, a Finlândia e a Noruega e por causa do exclave de Kaliningrado faz fronteira com a Polônia e a Lituânia.

O país é composto por 83 entidades federais: províncias (oblasti), repúblicas autónomas, territórios (krais), distritos autónomos (okrugs) e de cidades federais. A capital da Rússia é Moskva/Moscovo e Moscou. Outras cidades importantes são São Petersburgo (ex-Leningrado), Novosibirsk, Nizhny Novgorod (ex-Gorky), Yekaterinburg (ex-Sverdlovsk), Samara (ex-Kuybyshev), Omsk e Kazan.

Devido à sua enorme extensão o território russo tem uma topografia, um clima e uma vegetação significativamente diferente de zona para zona. A distância de oeste a leste entre os pontos extremos do país é de cerca de 8.000 km.

A parte europeia do país é em grande parte formada pela planície do Leste Europeu, que é fechada em direção a leste da cordilheira dos Urais e a sul das montanhas do Cáucaso, onde é a montanha mais alta da Rússia: o Monte Elbrus com 5.642 m. A planície do Leste Europeu é sulcada por numerosos rios, incluindo o Volga, o maior rio da Europa com 3.688 km e o Rio Ural, que desembocam no Mar Cáspio, e o Don que desemboca no Mar de Azov. A zona setentrional da parte europeia da Rússia é rica em lagos. Entre estes existem o Lago Ladoga, o maior lago da Europa com 17.891 km², e o Lago Onega, o segundo maior lago da Europa com 9.894 km².

O Mar Cáspio com 371.000 quilômetros quadrados é o maior lago do mundo e está situado a sul da Rússia e a leste da região do Cáucaso. Para além dos Urais começa a parte asiática do país. Aqui há o enorme Planície Ocidental Siberiana com 2.700.000 km² atravessada por grandes rios Ob/Irtych dum lado e doutro lado pelo rio Ienissei com seus afluentes Angara e Selenga, que é o rio mais longo da Rússia e o quinto maior rio do mundo com 5.539 km. Esta região é caracterizada pela vegetação da tundra, da taiga (floresta de coníferas) e do estepe.

Entre os vales dos rios Ienissei e Lena (4,400 km de comprimento), é o Planalto Central Siberiano (3.500.000 km²), localizado na altura média entre 300 e 700 metros, mas que chega a 1,700 metros, com as montanhas Putorian, o Planalto após a Amazônia é o maior pulmão verde da terra, a área é rica em grandes florestas de coníferas. No sul, há o lago Bajkal (31,494 km²), o lago mais profundo do mundo (1,673 metros de profundidade) e o maior corpo de água doce no mundo para a quantidade de volume de água.

Entre os vales dos rios Ienissei e Lena com 4.400 km de comprimento é o Planalto Central Siberiano com 3.500.000 km² com uma altura média entre 300 e 700 metros, mas chega a 1.700 metros com as montanhas Putorian. Este planalto é após a Amazônia o maior pulmão verde da terra. A área é rica em grandes florestas de coníferas. No sul há o lago Bajkal com 31.494 km², o lago mais profundo do mundo com 1.673 metros de profundidade e o maior corpo de água doce do mundo.

Além do Rio Lena estão situadas áreas montanhosas divididas por amplos vales de rios que declivam em direção ao Oceano Pacífico. No leste do país é a península enorme de Kamchatka, que se estende por 1.250 km. A península tem vulcões de altura significativa. O pico mais alto é o vulcão Kljutchevskaja Sopka com 4.750 metros.

As ilhas russas incluem a ilha de Nova Zemla, constituída por duas ilhas principais Severny Ostrov com 48.904 km² e Yuzhny Ostrov com 33.275 km², o arquipélago da Terra de Francisco José e as ilhas da Nova Sibéria, todas localizadas no mar Árctico. No Oceano Pacífico estão as ilhas Curilas e a grande ilha de Sacalina com 72.492 km², a maior ilha do país.

A Rússia é um dos países mais ricos em matérias primas do mundo. Existem grandes quantidades de petróleo, gás natural, minério de ferro, carvão, pedras preciosas etc. Ricos são os recursos florestais e os produtos agrícolas como os cereais, as batatas e o linho. A indústria é outra fonte importante da economia: siderurgia, indústria mecânica, indústria química, indústria têxtil.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 17.075.400 km²
  • População: 142.000.000: Russos 80%, Tártaros 4%, Ucranianos 2%
  • Capital: Moskva/Moscovo e Moscou
  • Línguas oficiais: Em todo o território da Rússia a língua oficial é o russo. Juntamente com o russo há 27 línguas regionais oficiais nas várias repúblicas.
  • Religião: Cristãos ortodoxos 60%, muçulmanos 15%, católicos 1%.
  • Moeda: Rublo (RUB)
  • Fuso horário: de UTC+2 a UTC+12, no verão de UTC+3 a UTC+13.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com