Home / África / Ruanda / Ruanda: lagos, planaltos, vulcões e gorilas

Ruanda: lagos, planaltos, vulcões e gorilas

O Ruanda (Republika y’u Rwanda/République Rwandaise/Republic of Rwanda/República do Ruanda) é uma república presidencialista na África Central, que tem como capital a cidade de Kigali. Esta antiga colónia alemã e belga é limitada a norte pelo Uganda, a oeste pela República Democrática do Congo, a sul pelo Burundi e a leste pela Tanzânia.

O Ruanda está localizada no coração da África equatorial entre 1° e 3° ao sul do equador na região dos Grandes Lagos ao longo do Vale da Grande Fenda, tratando-se dum país em grande parte montanhosa, dominado por um planalto central, que tem uma altitude de 1.700 metros.

No oeste da fronteira com a República Democrática do Congo e o Uganda o planalto eleva-se para formar a cadeia vulcânica de Virunga. Aqui é a montanha mais alta do país: o vulcão Karisimbi, que chega a 4.507 metros.

Para o sudoeste das Montanhas Virunga ao longo da fronteira com a República Democrática do Congo está localizado o Lago Kivu com 2.700 quilómetros quadrados, localizado a uma altura de 1.460 metros acima do nível do mar. Ao sul do lago corre o rio Ruzizi, cujo vale está situado a 950 metros acima do nível do mar, sendo o ponto mais baixo do país.

No leste do Ruanda perto da fronteira com a Tanzânia o planalto é reduzido para formar uma área repleta de lagos. Aqui na fronteira com a Tanzânia flui o rio Kagera, uma das fontes do Nilo. As florestas estão concentradas nas encostas das montanhas Virunga e em redor do Lago Kivu.

Ruanda é um dos países mais pobres e mais densamente povoadas da África. A situação já crítica, foi agravada pela guerra civil devastadora entre hutus e tutsis, que em 1994 resultou num milhão de mortes.

A economia do país é essencialmente agrícola: São produzidos batatas, batatas doces, milho, mandioca, sorgo, feijão, trigo, ervilha, chá, café, tabaco e amendoim. Não são muitos os recursos minerais: Existem depósitos de estanho, tungstênio, tântalo e ouro. Uma atividade importante é a pecuária, principalmente de bovinos, ovinos, caprinos e aves, mas a pesca nas águas do lago Kivu é doutro lago insignificante.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 26.338 km²: Área arável 44,6%, prados e pastagens 26,6%, florestas e arbustos 9,5%, terra inculta e improdutiva 19,3%
  • População: 9.900.000 (censo de 2007) Hutu 84%, Tutsi 15%, Twa (Pigmeus) 1%.
  • Capital: Kigali.
  • Línguas oficiais: Os idiomas oficiais são o Kinyarwanda, o Francês e o Inglês.
  • Religião: cristãos 80%  (católicos 56% e protestantes 24%), animistas 15%, muçulmanos 5%.
  • Moeda: Franco ruandês (RWF)
  • Fuso horário: UTC+2 horas.