Home / Europa / Espanha / Ronda: uma pitoresca cidade antiga dos “Pueblos Blancos”
Ronda, Andaluzia, Espanha. Author and Copyright Liliana Ramerini.
Ronda, Andaluzia, Espanha. Author and Copyright Liliana Ramerini.

Ronda: uma pitoresca cidade antiga dos “Pueblos Blancos”

Ronda é uma pitoresca cidade antiga, que está localizada no centro da área dos “Pueblos Blancos” no noroeste da província de Málaga na Andaluzia. Situada no alto dum penhasco acima dum estreito desfiladeiro, que a divide em duas partes distintas: Ao sul está a antiga vila árabe chamada “La Ciudad” e para o norte fica a “nova” aldeia chamada “El Mercadillo”. Três pontes atravessam a garganta, permitindo a ligação entre as partes da cidade. O mais impressionante é o Puente Nuevo construído no século XVIII.

As origens de Ronda podem ser rastreadas até os tempos pré-históricos. Nas cavernas de Pileta foram descobertas pinturas rupestres, que remontam ao Paleolítico. Na área há também a necrópole megalítica dos Dolmen de El Chopo e de Encinas Borrachas.

Puerta de Carlos V y puerta del Almocábar, Ronda, Andaluzia, Espanha. Author and Copyright Liliana Ramerini

Puerta de Carlos V y puerta del Almocábar, Ronda, Andaluzia, Espanha. Author and Copyright Liliana Ramerini

Há muitas ruínas romanas espalhadas por todo o território de Ronda. De particular interesse são as ruínas da cidade de Acinipo (Ronda la Vieja) com o seu magnífico teatro. Com a Idade Média e a ocupação árabe Ronda adquiriu grande importância e tornou-se a capital duma das cinco áreas administrativas de Al-Andalus: o Califado de Córdova. Após a dissolução do Califado a cidade tornou-se durante um curto espaço de tempo um reino independente. Em seguida passou sob o controle de Granada até a conquista pelos Reis Católicos em 1485.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE RONDA

Entre as evidências mais significativas do período árabe devem ser mencionadas: o palácio de Mandragon, os Banhos Árabes (Baños Arabes), o palácio do Rei Mouro (Casa do Rei Mouro) e as muralhas, que cercam a cidade.

Puente Nuevo, Ronda, Andaluzia, Espanha. Author Versae. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Puente Nuevo, Ronda, Andaluzia, Espanha. Author Versae

A reconquista católica provocou uma grande mudança cultural na organização e aparência da cidade. No século XVI foram construídas a Igreja de Padre Jesús, a Igreja de Santa María, o Convento de San Francisco, a Igreja Convento de la Merced, a Igreja del Espíritu Santo e o Palácio del Marqués de Salvatierra.

Mas será o século XVIII, que mais afetará a aparência urbana, dando a Ronda um valor único no contexto da Andaluzia. Neste século serão construídos os monumentos mais importantes como a Ponte Nova, o Arco de Felipe V, o Templete de la Virgen de los Dolores, a Casa Consistorial e a Plaza de Toros de 1785.

A parte antiga da cidade mostra ainda claramente a forte influência árabe. A sua localização isolada e suas fortificações fazem facilmente entender porquê Ronda foi um dos últimos postos avançados dos árabes a cair sob o domínio cristão. Não perca próximo da Plaza de Toros o belo passeio chamado Alameda del Tajo, que permite uma vista magnífica sobre as montanhas de Ronda e o paisagem circundante.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
eXTReMe Tracker