Home / África / Maurício (Maurícia) / Rodrigues: um pequeno pedaço de paraíso no Oceano Índico
Anse Ally, Rodrigues. Autor B. Navez. Licensed under the Creative Commons Attribution
Anse Ally, Rodrigues. Autor B. Navez

Rodrigues: um pequeno pedaço de paraíso no Oceano Índico

A ilha de Rodrigues é uma pequena ilha no Oceano Índico, que está localizada a 560 km a leste da ilha de Maurício. A ilha pertence politicamente à República de Maurício e cobre pouco mais de 100 km². A ilha é parte das Ilhas Mascarenhas juntamente com Maurício e a Reunião. É uma das três ilhas principais do arquipélago e é a mais setentrional e a mais isolada. Rodrigues foi descoberta por marinheiros portugueses no início do século XVI.

Rodrigues é habitada por pouco mais de 40.000 habitantes. A maioria dos residentes são crioulos de origem mista africana e francês. A religião praticada é a católica romana, enquanto a língua falada é o francês crioulo. Port Mathurin, localizada na costa norte é a localidade principal. A economia da ilha baseia-se na agricultura, na pecuária, na pesca e no artesanato. Um aeroporto está operando na parte sudoeste da ilha perto da aldeia de Plaine Corail (Sir Gaëtan Duval Airport). O aeroporto tem voos para Maurício duma hora e meia e para a Reunião.

Anse Ally, Rodrigues. Autor WT. Licensed under the Creative Commons Attribution

Anse Ally, Rodrigues. Autor WT

A ilha tem um terreno acidentado de origem vulcânica e é cercada por recifes de coral. O interior da ilha é formado por colinas baixas. A sua mais alta montanha é o Mont Limon, que atinge 398 metros e está localizado no centro da ilha. As cadeias de montanhas da ilha são organizadas em torno dum cume central, de onde irradiam desfiladeiros íngremes. A parte sudoeste da ilha é dominada por uma planície cárstica, formada por arenitos de origem coralina. Nesta área existem inúmeras cavernas, incluindo a Caverne Patate, a Caverne Tamarin e a Grande Caverne.

Rodrigues é selvagem e intocada e cercada por uma bela lagoa. As costas de Rodrigues são pontilhadas com algumas pequenas ilhotas. O turismo é pouco desenvolvido, mas a ilha é um dos paraísos dos mergulhadores do Oceano Índico. Nas águas da lagoa há encontros com tartarugas, caranguejos, lagostas, tubarões e peixes de recife. As praias estão localizadas ao longo da costa leste e nas ilhotas de areia na lagoa.

Île Hermitage, Rodrigues. Autor Ashwin CM. Licensed under the Creative Commons Attribution

Île Hermitage, Rodrigues. Autor Ashwin CM

No oeste da ilha encontra-se a reserva François Leguat, onde é feito a tentativa de restaurar o ecossistema original de Rodrigues. Aqui foram reintroduzidos tartarugas, gigantes que outrora povoaram a ilha. Na reserva existem algumas cavernas com belas estalactites e estalagmites, incluindo as da famosa Grande Caverne, da Caverne Bambara e da Caverne de la Vierge.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

dealform 336x280
banner
Close
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem
eXTReMe Tracker