Home / América Central e Caribe / República Dominicana / República Dominicana (São Domingos): centros coloniais e praias

República Dominicana (São Domingos): centros coloniais e praias

A República Dominicana ou Santo Domingo é uma república presidencial, que ocupa a parte oriental da ilha Hispaniola. Esta ilha é depois da ilha de Cuba a maior ilha em superfície das Grandes Antilhas com 76.480 km². É delimitada a oeste pelo Haiti, enquanto a leste é separada da ilha de Porto Rico pelo Canal Mona.  Sua capital é a cidade de Santo Domingo.

O país é principalmente montanhoso. As montanhas mais importantes da ilha são as da Cordilheira Central (Cordillera Central), que atravessam a ilha de nordeste a sul-oeste, eleva-se acima de 3.000 metros pelo Pico Duarte com 3.098 metros, que representa o pico mais alto das ilhas das Antilhas.

Na ilha existem três outras cadeias de montanhas: No extremo norte é a Cordilheira Setentrional, que alcança 1.200 metros, enquanto a sul da Cordilheira Central estão a Serra de Neiba, que eleva-se acima de 2.200 metros, e a Serra de Bahoruco.

A ilha é rica em terras férteis e rios. Entre a Cordilheira Central e a Cordilheira Setentrional está o Vale do Cibao, que juntamente com a planície costeira do sudeste é a área mais fértil do país.

A economia da República Dominicana é baseada na agricultura com cana de açúcar, tabaco, bananas, café, arroz, cacau, milho, tomates, abacaxi e coco e no turismo. Interessantes são os recursos do subsolo: níquel, bauxita, minério de ferro, ouro, prata e pedra de sal. A pecuária com bovinos e suínos e a pesca são subdesenvolvidas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 48.730 km²: terras aráveis 30%, prados e pastagens 43%, florestas e arbustos12%, terras incultas e improdutivas 15%
  • População: 9.760.000 (situação em 2007): mulatos (descendentes de europeus e africanos) 73%, brancos 16%, negros 11%
  • Capital: Santo Domingo.
  • Língua oficial: A língua oficial é o espanhol.
  • Religião: Católicos 95%, Protestantes 5%.
  • Moeda: Peso dominicano (DOP)
  • Fuso horário: UTC-4

ALOJAMENTOS E HOTÉIS NA REPÚBLICA DOMINICANA

Booking.com