Home / Europa / República Checa / República Checa: Praga, Boêmia e Morávia

República Checa: Praga, Boêmia e Morávia

A Chéquia ou Tchéquia (Česká republika) ocupa o centro da Europa. Tem como vizinhos a Alemanha, a Polónia, a Áustria e a Eslováquia. O país da Tchecoslováquia foi dividido na Chequia e na Eslováquia a partir de 01 de Janeiro de 1993. A Chéquia é uma república parlamentar e faz parte da União Europeia.

A Chéquia é composta de duas regiões principais: a oeste fica a Boémia que é a maior região do país e é aí que é a cidade capital de Praga, enquanto no leste para a Eslováquia é a Morávia. A Silésia Checa é uma pequena área localizada na parte norte-oriental da Chéquia. A maior parte da Silésia histórica hoje faz parte da Polónia.

Do ponto de vista geográfico a Chéquia é composta por colinas e planícies cercadas por áreas montanhosas de pouca altitude. O rio Elba e os seus afluentes atravessam a Boémia, que está fechada para o nordeste pelas montanhas dos Sudetos e para o noroeste pelas Montanhas metalíferas, enquanto que ao sudoeste são as montanhas da Floresta da Boêmia. A montanha mais alta da Chéquia é o Snezka/Schneekoppe com 1.602 metros, que está localizado nas Montanhas dos Gigantes na cadeia dos Sudetos na fronteira com a Polónia.

Os principais rios da Chéquia são o Morava e o Elba e os seus afluentes Ohře/Eger e Vltava/Moldau. O mais conhecido rio da Bohemia é o rio Vltava/Moldau, que atravessa Praga e desemboca no Elba. A maioria dos rios que atravessam o território da Morávia fluem para o Danúbio, enquanto que os rios da Silésia Checa fluem para o rio Oder.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 78.866 km²
  • População: 10.211.000: A população é composta de checos 81,2% e morávios 13,2% com minorias de eslovacos 3,1%, húngaros, polacos, alemães e outros.
  • Capital: Praga
  • Língua: A língua oficial é o checo. Existem minorias de língua eslováca, hungara, alemã, polaca, ucraniana e russa.
  • Religião: Predominantemente Católicos Romanos com uma presença substancial de Protestantes (Hussites).
  • Moeda: Coroa (koruna) (CZK)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com