Home / Oceania / Polinésia Francesa / Rapa: a ilha habitada mais remota da Polinésia Francesa

Rapa: a ilha habitada mais remota da Polinésia Francesa

A ilha de Rapa com 40 km² é o que resta dum grande vulcão, que atualmente atinge uma altura de 650 metros acima do nível do mar. É a mais remota ilha habitada da Polinésia Francesa, localizada a 1.420 km ao sul de Papeete. A população de Rapa é composta de 482 habitantes (dados de 2007). Todos encontram-se na aldeia de Haurei. O primeiro europeu a visitar Rapa foi o capitão George Vancouver, que chegou lá em 1791.

Rapa é caracterizada por uma baía profunda: A baía d’Ahurei, que leva da costa leste para o centro da ilha. No final da baía há a pequena ilhota de Tapui. Ao longo da costa selvagem do norte existem outras baías menores, incluindo a Baía de Agairao e a Baía de Akatamiro. A costa oeste é caracterizada por altas falésias, especialmente perto do Monte Perau com 650 metros, que é o pico mais alto da ilha. Pequenas ilhas estão localizadas perto da costa, em particular perto das costas leste e sul.

Esta ilha é uma das ilhas mais espetaculares do Pacífico com montanhas até 650 metros, como no caso do Monte Perau, que cercam a baía magnífica d’Ahurei, e com uma costa acidentada com vista para o mar. Na ilha existem várias ruínas de fortificações, chamadas pelos habitantes “pa” ou “pare”, que estão localizadas principalmente em cumes ou lugares íngremes.

A 70 km a sudeste de Rapa há as pequenas ilhotas deshabitadas de Marotiri, que representam a terra mais austral da Polinésia Francesa. São 4 ilhas deshabitadas a sudeste de Rapa. O ponto mais alto é o pináculo com 113 metros no Îlot Sud.

COMO CHEGAR A RAPA: Infelizmente não há nenhum aeroporto. A ilha só pode ser alcançada por um dos cargueiros raros, que partem de Papeete.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com