Home / Europa / Principado de Mônaco / Principado de Mônaco: um dos mais pequenos países do mundo

Principado de Mônaco: um dos mais pequenos países do mundo

O Principado de Mônaco (Principauté de Monaco) é um pequeno país europeu. Suas dimensões são maiores que as da Cidade do Vaticano. Está localizado ao longo da costa mediterrânea entre a Ligúria e a Provença a 10 km da fronteira com a Itália. Cercado ao norte, leste e oeste do território francês está voltado para o sul ao Mar Mediterrâneo.

Governado, exceto por alguns interlúdios, desde 1297 pela dinastia Grimaldi, é hoje uma monarquia constitucional hereditária. No passado o território do principado era muito maior e estendeu-se para o leste para incluir as cidades hoje francesas: Menton (Mentone) e Roquebrune (Roccabruna).

Há quatro aldeias que compõem o principado: A capital de Mônaco, as cidades de Monte Carlo, Fontvieille e La Condamine. O país é densamente povoado e para atender à crescente procura de terrenos para construção de habitação nova foram reclamadas terras do mar nos últimos anos.

Grande importância na economia do país tem o turismo. Tornaram-se cada vez mais importantes os ativos financeiros graças a uma política fiscal favorável. Também incentivou a indústria, que tem plantas químicas, farmacêuticas, têxteis, mecânicas e do vestuário.

O Principado de Mônaco é considerado – por causa de uma política fiscal, que não pratica a tributação pessoal – como um dos paraísos fiscais da Europa. Também os ganhos gerados pelo jogo praticado no famoso Casino, que abriu já em 1863, são uma importante fonte de renda do estado minúsculo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 1.97 km²
  • População: 33,000 (franceses 47%, monegascos 16%, italianos 16%).
  • Capital: Monaco-Ville
  • Língua: O idioma oficial é o francês. A língua nacional é o monegasco. Uma outra língua falada é o italiano.
  • Religião: Católicos, Judeus (4,5%).
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2 .

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com