Home / Europa / República Checa / Praga atrações turísticas: o que ver em Praga
Praça da Cidade Velha, Staré Město, Praga, República Checa. Autor Sokoljan. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Praça da Cidade Velha, Staré Město, Praga, República Checa. Autor Sokoljan

Praga atrações turísticas: o que ver em Praga

A antiga cidade de Praga/Praha/Prag está concentrada nos cinco bairros históricos (Hradčany/Hradschin, Malá Strana/Kleinseite, Staré Město/Prager Altstadt, Nové Město/Prager Neustadt e Vyšehrad/Prager Hochburg), dos quais Hradčany e Malá Strana estão localizados na margem esquerda do Vltava/Moldau.

O povoado mais antigo é o Castelo de Praga/Praha/Prag (Hradcany/Hradschin), fundado no século IX e em torno do qual surgiu o resto da cidade. Ao sul do Castelo fica o distrito de Malá Strana/Kleinseite (Cidade Pequena), que era o bairro, onde morava a população de etnia alemã da cidade e que até meados do século XIX foi a maioria dos habitantes de Praga/Prag.

Na margem direita do Vltava/Moldau são os outros três bairros: O centro medieval da cidade é o bairro de Stare Mesto (Cidade Velha), que abriga também o Bairro Judeu (Josefov/Josephstadt), ao sul fica o distrito de Nove Mesto/Prager Neustadt (Cidade Nova ), que data do século XIV, e finalmente mais ao sul numa colina com vista para o rio Vltava fica o forte de Vyšehrad/Prager Hochburg.

Todos os monumentos, palácios e pontos turísticos mais importantes de Praga estão concentrados nesta área, que estende-se por 4 km de comprimento e 2,5 km de largura. Esta área da cidade presta-se bem a uma visita a pé ou usando para distâncias curtas a eficiente rede de transporte público da cidade.

Mercado de Natal na Praça da Cidade Velha, Staré Město, Praga, República Checa. Autor Karelj. No Copyright

Mercado de Natal na Praça da Cidade Velha, Staré Město, Praga, República Checa. Autor Karelj

Praga/Praha/Prag é uma das mais belas cidades da Europa. Há muitos monumentos e obras de arte de vários estilos, do românico para o gótico, a partir do Renascimento ao Barroco, que testemunham a sua longa história.

A cidade é caracterizada pela presença da Cidadela (Hrad), que domina o resto da cidade. Aqui estão o castelo medieval, ampliado e modificado no século XVIII durante o reinado de Maria Teresa da Áustria graças ao trabalho de artistas italianos.

No interior da cidadela encontram-se alguns dos edifícios mais interessantes de Praga como o Palácio Real, a Catedral de São Vito, a Basílica de São Jorge, o Pavilhão Real Belvedere e o Palácio Sternberg.

Para uma bela vista da cidade aconselha-se a visita do antigo Mosteiro Strahov/Strohhof. Se quiser uma atmosfera tranquila e relaxante pode ver o distrito de Mala Strana/Kleinseite, cheio de ruas pitorescas com edifícios antigos. Aqui ficam o Palácio monumental de Waldstein e a igreja barroca de São Nicolau.

A famosa Ponte Carlos (Karluv most/Karlsbrücke) liga este distrito com a Stare Mesto/Prager Altstadt (Cidade Velha). Na praça central da Cidade Velha (Stare Mesto/Prager Altstadt) surgem a Câmara Municipal, a igreja de Tyn/Teynkirche e o monumento a Jan Hus. No Stare Mesto (Cidade Velha) estão a visitar a Torre da Pólvora, o antigo gueto judeu com a sinagoga Staronova de 1270, a Câmara Municipal com o relógio hebraico, o Museu Judaico e o cemitério. Da Praga moderna não é a negligenciar a movimentada Praça Venceslau/Wenzelsplatz. O centro da cidade pode ser facilmente feito a pé. Para alcançá-lo é conveniente utilizar o Metro.

A igreja de São Nicolau em Mala Strana, Praga, República Checa. Autor Patrick-Emil Zörner. Licenza Creative Commons Attribuzione-Condividi allo stesso modo 2.0

A igreja de São Nicolau em Mala Strana, Praga, República Checa. Autor Patrick-Emil Zörner

Locais a visitar: a bela Cidade Velha/Stare Mesto/Prager Altstadt, a não perder as soberbas sinagogas e o cemitério do Bairro Judeu, o complexo do Castelo, que também inclui a Catedral e a área circundante da Ruela de Ouro e Nový Svět, uma das ruas mais características da cidade, Malá Strana/Kleinseite (Cidade Pequena) com o belo Mosteiro Strahov/Strohhof e a sua biblioteca maravilhosa. Entre os museus o mais importante é a Galeria Nacional, uma galeria de arte de primeira ordem.

NOS ARREDORES DE PRAGA/PRAHA/PRAG:

CASTELOS DA BOÉMIA: Castelo de Karlstejn/Karlstein, construído no século XIV por ordem de Carlos IV, a Capela da Santa Cruz guarda o tesouro da coroa do rei da Boêmia e na mesma capela encontram-se os afrescos famosos do Magister Theodoricus, o Castelo de Konopiste/Konopischte, construído no século XIV), o Castelo de Krivoklat/Pürglitz, o Castelo de Zbraslav/Königsaal, o Castelo de Zvikov/Klingenberg, um castelo antigo com uma capela, sendo uma jóia do gótico tardio do século XV, decorada com pinturas medievais, o Castelo Duchcov/Dux de origem renascentista, mas reconstruído no período barroco por Giacomo Casanova.

Praga/Praha/Prag: uma bela cidade da Europa Central.

Praga Clima: quando ir para Praga.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem
×
eXTReMe Tracker