Home / Europa / Portugal / Portugal: antigo império colonial projetado na direção do oceano
Lisboa, Portugal. Autore e Copyright Liliana Ramerini
Lisboa, Portugal. Author Liliana Ramerini

Portugal: antigo império colonial projetado na direção do oceano

Portugal (República Portuguesa) fica situado na zona ocidental da Península Ibérica. Para além da parte continental fazem parte de Portugal também os arquipélagos da Madeira e dos Açores no Oceano Atlântico.

A capital é Lisboa, enquanto que as outras grandes cidades são Porto, Setúbal, Braga e Coimbra. A divisão administrativa do território inclui 7 regiões: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e os Açores. O único limite é com a Espanha a norte e leste. Portugal faz parte da União Europeia.

O país tem fortes contrastes ambientais e climáticos. A norte tem um território acidentado e montanhoso. Aqui fica a Serra da Estrela com o pico mais alto de Portugal continental, que chega a 1991 metros. O rio Tejo corta o país em dois. Ao sul deste rio o território assume um padrão mais uniforme, doce e plano.

Em Portugal alguns dos maiores rios da Península Ibérica como o Douro, o Tejo e o Guadiana têm o final de seu curso. Entre os rios que têm a sua inteira bacia em Portugal os mais importantes são o Mondego e o Sado. A morfologia peculiar do país determina rios irregulares e rápidos. Eles correm para o mar com estuários e são geralmente navegável por um bom trecho, especialmente o estuário do Tejo com Lisboa e o do Douro.

Mapa de Portugal

Mapa de Portugal

O arquipélago dos Açores está localizado no Oceano Atlântico entre a Europa e a América do Norte. Tem uma área de 2.355 quilômetros quadrados e é constituído por nove ilhas: São Miguel e Santa Maria no grupo oriental, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial no grupo central, Flores e Corvo no grupo ocidental. Na ilha do Pico é a montanha mais alta de Portugal: a Ponta do Pico, que atinge 2.351 metros.

O arquipélago da Madeira abrange uma área de 741 km² e está localizado a cerca de 500 km do litoral africano e a 1000 km do continente europeu. É formado pelas ilhas da Madeira, uma ilha montanhosa (o pico mais alto é o Pico Ruivo de Santana com 1861 metros), com falésias e um clima ameno, a ilha de Porto Santo e uma série de ilhotas desabitadas: as ilhas Desertas e Selvagens.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 92.152 km²
  • População: 10.500.000 A maior aglomeração com alta densidade populacional é Lisboa, a capital com os seus arredores, onde vivem cerca de 1,9 milhões de pessoas. A segunda cidade de Portugal é Porto no norte do país.
  • Capital: Lisboa
  • Língua oficial: Português. Os países de língua oficial portuguesa são espalhados para todos os continentes: O Português é falado em África (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe), na América do Sul (Brasil) e na Ásia (Timor-Leste e Macau). O Português é a terceira língua europeia mais falada no mundo. Falam de facto mais de 220 milhões de pessoas esta língua.
  • Religião: Catolicismo.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC 0, Verão (UTC+1). Nos Açores (UTC -1; Verão UTC 0)


Booking.com


dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem
×
eXTReMe Tracker