Home / Europa / Polônia / Polônia atrações turísticas: que ver na Polônia

Polônia atrações turísticas: que ver na Polônia

A Polónia é um país com uma rica história, que é refletida em suas cidades históricas como Cracóvia, Paczkow/Patschkau, Zamosc, Breslávia/Wroclaw/Breslau, Toruń/Thorn, em seus palácios, castelos e igrejas, mas é também um país com uma beleza natural interessante, que é muitas vezes protegida por Parques Nacionais e reservas naturais.

A capital Varsóvia, que está localizada no rio Vístula, foi quase completamente destruída pelos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, mas sua Cidade Velha (Stare Miasto) foi totalmente reconstruída nos anos seguintes à guerra e está agora na lista do património mundial da humanidade da UNESCO.

O destino turístico mais importante de toda a Polónia é a cidade de Cracóvia. A antiga capital do país é um centro de arte de importância internacional. O centro histórico da cidade faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO e é centrado na vasta praça do mercado (Rynek Główny), que está rodeada pelos edifícios históricos mais importantes da cidade. A Colina do Wawel com a sua catedral e o palácio real é um outro local de Cracóvia. que encontra-se entre as mais interessantes para visitar.

Nas proximidades de Cracóvia é também a encantadora mina de sal de Wieliczka. Entre os locais a visitar na Polónia há um lugar infame: O campo de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau perto da cidade de Oswiecim (nome polonês de Auschwitz), localizada a oeste de Cracóvia.

A antiga Breslau, conhecida em português como Breslávia e em polaco como Wroclaw, é uma das cidades mais pitorescas e evocativas do país, situada ao longo do rio Oder, preserva importantes monumentos antigos, onde a influência alemã é claramente visível. Uma cidade histórica importante é Gdansk/Danzig, localizada junto ao Mar Báltico com um belo centro histórico. Outras cidades são Szczecin/Stettin, um importante porto do Báltico, Poznan/Posen, a principal cidade e capital da “Grande Polônia”, e Elbląg/Elbing, localizada perto do Mar Báltico e do enclave russo de Kaliningrado/Königsberg.

Perto de Lublin no leste da Polônia perto da fronteira com a Ucrânia fica a bela cidade de Zamość, onde a cidade velha, claramente influenciada pelo estilo do Renascimento e com uma praça de mercado maravilhoso, faz parte do património da humanidade da UNESCO. A cidade vizinha de Lublin, uma das mais importantes cidades polonesas, é interessante para visitar, especialmente a sua cidade velha (Stare Miasto) e o campo de concentração nazista de Majdanek.

No norte do país ao sul de Gdansk e Elblag encontra-se o encantador castelo gótico dos Cavaleiros Teutônicos em Malbork/Marienburg. A cidade medieval de Toruń/Thorn é uma outra jóia da Polónia. Toruń é o berço do famoso astrônomo Nicolau Copérnico/Nikolaus Kopernikus do século XVI.

Entre as cidades pequenas relatamos na “Pequena Polónia” perto dos Cárpatos Ocidentais a antiga cidade real de Nowy Sącz e a cidade de Kalwaria Zebrzydowska com a sua arquitectura maneirista e a paisagem do complexo do Parque de Peregrinação. Em “Pequena Polônia” as igrejas de madeira da Idade Média são interessantes e foram incluídas no património mundial da UNESCO.

Nos Sudetos da Baixa Silésia encontram-se Paczków/Patschkau, cercada por paredes medievais praticamente intactas e com edifícios medievais e renascentistas, e a cidade de Kłodzko/Glatz, conhecida por suas antigas casas dos séculos XV e XVI, e as cidades de Jawor/Jauer e Swidnica/Schweidnitz. No sudeste do país perto da fronteira com a Ucrânia perto da cidade de Rzeszów é o Castelo de Łańcut, uma mansão do século XVII. Para o oeste de Lublin a pequena Kazimierz Dolny. maravilhosamente situada no Vístula, é uma residência para artistas e pintores. As Montanhas Tatra, as montanhas mais altas da Polônia, são um dos destinos mais populares naturais da Polónia. Estas montanhas arborizadas tem muitas estâncias de desporto de inverno. A mais famosa é a cidade de Zakopane. Na fronteira com a Eslováquia o canhão do rio Dunajec no Parque Nacional de Pieniny (Pieniński Park Narodowy) é uma outra maravilha natural da Polônia.

Muito famosas são as termas como Krynica-Zdrój, a cidade termal mais importante da Polónia, localizada a leste de Zakopane nos Cárpatos ocidentais com a estância termal adjacente de Piwniczna-Zdrój e a cidade de Rabka, localizada entre Cracóvia e Zakopane. Ao longo da costa do Mar Báltico há alguns balneários à beira-mar importantes como os de Sopot/Zoppot, Kolobrzeg/Kolberg, Gdynia/Gdingen e Łeba.

A Polônia tem muitos Parques Nacionais e reservas naturais, que protegem a natureza do país. Essas áreas estão espalhadas pelo país inteiro ao longo da costa do Mar Báltico, em áreas do leste de florestas e lagos na fronteira com a Bielorrússia e nos Cárpatos. Existem inúmeros tipos de paisagens protegidas como lagos, dunas, montanhas e desfiladeiros e vários tipos de animais selvagens como bisontes, aves aquáticas, cervos e ursos. Entre os Parques Nacionais mais bonitos existem aqueles das Montanhas Tatra (Tatrzański Park Narodowy), dos Lagos de Masúria (Wigierski Park Narodowy) e da floresta de Bialowieza (Białowieski Park Narodowy), onde pode ver o bisonte em seu ambiente natural.

A cidade de Czestochowa, situada entre Breslávia e Cracóvia, atrai peregrinos e turistas do mundo inteiro e é muitas vezes chamada a capital religiosa da Polônia. A sua atração principal é o Mosteiro de Jasna Góra, que preserva a efígie da Madona Negra.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com