Home / Ásia / Paquistão / Paquistão: O Vale do Indo e a sua civilização milenar
O desfiladeiro do rio Indus, Baltistão, Paquistão. Autor e Copyright Marco Ramerini
O desfiladeiro do rio Indus, Baltistão, Paquistão. Autor e Copyright Marco Ramerini

Paquistão: O Vale do Indo e a sua civilização milenar

Paquistão (Islāmi Jamhūrìya-e-Pakistān) é uma república islâmica presidencial com a cidade capital de Islamabad. O país está situado no centro-sul da Ásia, está localizado imediatamente ao norte do Trópico de Câncer e é limitado a nordeste pela China, a leste e sudeste pela Índia, a oeste pelo Irão, no norte e oeste pelo Afeganistão e para o sul tem vista para o Mar da Arábia.

O Paquistão inclui administrativamente quatro províncias (Baluchistão, North-West Frontier, Punjab e Sind), 2 territórios (Território da Capital Islamabad e as Áreas Tribais sob Administração Federal (Khyber, Kurram, Malakand, Mohmand, Waziristan do Norte e Waziristão do Sul). Paquistão administra também duas regiões da província de Jammu e Caxemira (Azad Kashmir/Muzaffarabad e as Áreas do Norte).

A capital do país é Islamabad e a cidade mais importante é Karachi. Outras cidades importantes são Lahore, Faisalabad, Hyderabad, Quetta, Peshawar, Rawalpindi e Multan.

O território do Paquistão é atravessado pelo Rio Indo (3.180 km de comprimento e 1.165 milhões de quilómetros quadrados de bacia), que representa para o país o que o Nilo é para o Egito. O rio flui do nordeste para o sudoeste até que deságua no Mar da Arábia. Ao longo de seu curso recolhe as águas de muitos afluentes, incluindo o Kabul, que recolhe as águas do Hindu Kush afegão. A área mais fértil do país é o Punjab, formado pelos vales do Indo e seus afluentes. Do lado de esquerda existem o Chenab, o Ravi, o Sutlej e o Jhelum, que transportam a água do Himalaia.

Diran Peak, Karakorum, Paquistão. Autor e Copyright Marco Ramerini

Diran Peak, Karakorum, Paquistão. Autor e Copyright Marco Ramerini

Ao longo da fronteira com a Índia no sul do Punjab estende-se o deserto arenoso e pedregoso de Thar. A área ocidental do país é formada pelo Baluchistão (Balochistan) árido, que estende-se desde o vale do Indo até a fronteira com o Irão. É um planalto semi-deserto, atravessado pelas cadeias montanhosas de Tobakakar, Siahan, Sulaiman e Kirthar, que nalguns lugares estendem-se mais de 3.000 metros acima do nível do mar. Ao sul ao longo da costa do Mar Arábico fica a área semi-desértica de Makran. No delta do Indo encontra-se o vale fértil de Sindh, no centro do qual ergue-se a cidade de Hyderabad.

As áreas do norte e oeste do país são montanhosas. No extremo nordeste nas cadeias do Karakoram e do Himalaia encontram-se algumas das montanhas mais altas do mundo. Dentro das fronteiras de Paquistão encontram-se cinco das catorze montanhas, que excedem 8.000 metros de altura. Entre estes o K2, a segunda montanha mais alta do mundo no Karakoram, partilhado pela República Popular da China e Paquistão com 8.611 metros, o Nanga Parbat, a nona montanha mais alta no Himalaia de Paquistão com 8.126 metros, o Gasherbrum I/K5, a décima primeira montanha mais alta no Karakoram, partilhado pela China e Paquistão com 8.080 metros, o Faichan Kangri/K3 ou Broad Peak, a décima segunda montanha no Karakoram, partilhado pela China e Paquistão com 8.047 metros, o Gasherbrum II/K4, a décima terceira montanha no Karakoram, partilhado pela China e Paquistão com 8.035 metros. No noroeste de Paquistão na fronteira com o Afeganistão ficam as montanhas do Hindukush com picos de mais de 7.000 metros. O Tirich Mir com 7.708 metros, o pico mais alto da cadeia, está localizado em Paquistão.

A economia do Paquistão é baseada na agricultura (trigo, algodão, arroz, batata, gergelim, linhaça, mamona, canola, amendoim, cânhamo, tabaco, cana-de-açúcar, frutas cítricas, bananas, datas) e na pecuária (bovinos, caprinos, ovelhas, galinhas e búfalos). A pesca é bastante significativa. Entre os recursos subterrâneos existem cobre, gás natural, óleo, sal, cromo, carvão, minério de ferro, argila e grafite. Entre as atividades industriais mais importantes são aquelas relacionadas ao tratamento de produtos agrícolas e ao processamento de tecidos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

O vale de Hunza com o Rakaposhi. Paquistão. Autor e Copyright Marco Ramerini

O vale de Hunza com o Rakaposhi. Paquistão. Autor e Copyright Marco Ramerini

  • Área: 880.940 km²: Área arável 27%, prados e pastagens 6%, florestas e arbustos 4%, terra inculta e improdutiva 63%
  • População: 182.500.000 (dados de 2013) – punjabi 45%, pashtun 16%, sindhi 14%, seraiki 11%, muhajir 8%, balochi 4%
  • Capital: Islamabad.
  • Língua oficial: As línguas oficiais são o urdu e o inglês. As línguas regionais são o balochi, o pashto, o unjabi, o sindi e o siraiki.
  • Religião: muçulmana 96% (sunita 76%, xiita 20%), hindu 1,85%, cristã 1,6%
  • Moeda: Rupia (PKR)
  • Fuso horário: UTC+5 horas.

Geleira de Bualtar, Hopar Valley, Paquistão. Autor e Copyright Marco Ramerini

Geleira de Bualtar, Hopar Valley, Paquistão. Autor e Copyright Marco Ramerini