Home / África / África do Sul / Paarl: o estilo neerlandês do Cabo
Paarl, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini.
Paarl, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Paarl: o estilo neerlandês do Cabo

Paarl é uma bela cidade de mais de 110.000 habitantes, situada nos Cape Winelands a 120 metros acima do nível do mar na margem oeste do rio Berg cerca de 60 km a nordeste da Cidade do Cabo. A cidade, que está localizada na região vinícola mais famosa do país, é um das mais antigas da África do Sul, tratando-se da terceira após a Cidade do Cabo e Stellenbosch. Foi fundada no final do século XVII pelos neerlandeses, que começaram a plantar em solo fértil do vale hortas e vinhas.

O nome da cidade significa “pérola” em neerlandês. Parece ser derivado das três características formações rochosas, que dominam a cidade, que foram visíveis brilhando em 1657 como pérolas à luz do sol depois duma chuva ao primeiro explorador neerlandês Abraham Gabemma.

Paarl está cheia de edifícios históricos e é conhecida pela sua história antiga, pela beleza da paisagem e pelo excelente vinho produzido lá. Muitos dos edifícios históricos estão localizados ao longo da rua principal de Paarl, a Hoofstraat. Em seus 2 km de extensão pode ver prédios no estilo neerlandês do Cabo (Cape Dutch), vitoriano, eduardiano e na Art Deco: Pode visitar o Strooidakkerk de 1805, um das igrejas mais antigas ainda em uso na África do Sul, e o Gestichtkerk, uma outra igreja antiga.

Paarl, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Paarl, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini.

No Zeederberg Plein ficam edifícios pitorescos de estilo neerlandês do Cabo (Cape Dutch), vitoriano e georgiano. Numa casa de estilo georgiano encontra-se o Museu, dedicado à história da língua Afrikaans. A Oude Pastorie (Reitoria), uma construção de 1787, abriga hoje o museu histórico da cidade (Paarl Museum). A Toringkerk tem uma torre sineira de 57 metros de altura.

Em cima da montanha de Paarl fica o monumento da língua afrikaans, o Afrikaanse Taalmonument, que foi erguido em 1975. A economia da cidade é baseada na agricultura e viticultura. Uma grande variedade de uvas são cultivadas em Paarl. As uvas Cabernet Sauvignon, Pinotage, Chardonnay, Chenin Blanc e Sauvignon Blanc são as mais valiosas.

O CLIMA: QUANDO IR PARA PAARL

O clima de Paarl e da área dos Winelands é caracterizado por um clima mediterrânico agradável com estações bem definidas.

O inverno, que vai de Maio a Setembro, é o período mais chuvoso e apresenta temperaturas máximas entre 18°C e 22°C, enquanto a temperatura mínima varia entre 6°C e 9°C.

O verão, que vai de Novembro a Março, é quente, seco e ventoso, por vezes com temperaturas máximas variando entre 27°C e 31°C e temperaturas mínimas entre 12°C e 16°C. A precipitação anual é de 650 mm.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

PAARL TABELAS CLIMATOLÓGICAS

PAARL  (120 metros)
Mês Temp. mín. média (°C) Temp. máx. média (°C) Precip. (mm) Dias de precip.
Janeiro 15 30
Fevereiro 16 31
Março 14 29
Abril 12 25
Maio 9 22
Junho 6 19
Julho 6 18
Agosto 7 18
Setembro 8 20
Outubro 10 24
Novembro 12 27
Dezembro 14 29
ANO 11 23 650

ALOJAMENTO, APARTAMENTOS, B&B E HOTÉIS

Booking.com