Home / África / África do Sul / Os desertos floridos: Um espetáculo da natureza
Namaqualand, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini
Namaqualand, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini

Os desertos floridos: Um espetáculo da natureza

Os desertos são áreas inóspitas do mundo, caracterizados pela grande seca. Nestas regiões há pouca chuva e as formas de vida, tanto de origem animal, quanto vegetal, estão enfrentando condições entre as mais hostis do planeta. Nos desertos há uma falta de vegetação, que expõe a superfície desprotegida do solo a processos de desnudação.

Os desertos estão presentes em todos os continentes. Aproximadamente um terço da superfície da Terra é caracterizada por um clima árido ou semi-árido. Os desertos são geralmente encontrados na viragem dos trópicos, mas eles incluem também uma grande parte das regiões polares no Árctico e no Antárctico, onde há pouca precipitação. No caso das regiões polares tais áreas são chamadas “deserto polar” ou “deserto frio”.

De acordo com a actual classificação são definidas áreas desertas da Terra as áreas, onde há menos de 250 mm de precipitação por ano. São definidas regiões semi-desérticas aquelas, que recebem entre 250 e 500 mm de precipitação por ano. Se o solo é coberto com grama é definido como estepe.

Namaqualand, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini

Namaqualand, África do Sul. Autor Marco Ramerini

Mesmo nos desertos mais secos pode chover por vezes e quando isso acontece pode ter alguns fenómenos realmente espetaculares. Nalgumas áreas desérticas da Terra, uma vez que há chuvas relativamente abundantes, podem ocorrer florações espectaculares. A floração ocorre, quando o nível incomum de chuvas atinge as sementes e os bulbos, que existem há anos num estado latente ou dormente e começando a germinar e florescer nos dias seguintes.

Kokerboom (Aloe dichotoma), Namíbia. Author and Copyright Marco Ramerini

Kokerboom (Aloe dichotoma), Namíbia. Autor Marco Ramerini

No deserto de Atacama no Chile, que normalmente recebe entre 10 mm e 50 mm de chuva, o florescimento duma grande variedade de flores pode ter lugar nos meses entre setembro e novembro. Nos anos em que a precipitação é excepcionalmente alta, a área afetada por este fenómeno é aquela localizada na parte sul do deserto de Atacama entre as vilas chilenas de Vallenar e Copiapó. O Parque Nacional Llanos de Challe é um dos melhores lugares para contemplar o fenómeno natural de “desierto florido” (deserto florido).

Na América do Norte há famosas florações, que ocorrem no Anza-Borrego Desert State Park, localizado não longe de San Diego na Califórnia. Aqui há no inverno fortes chuvas, que são seguidas por chuvas no início da primavera, que molham regularmente o solo de modo que não seca completamente. Aqui podem ocorrer florações espetaculares. Os melhores meses são entre o início de março e meados de abril. Mesmo noutras áreas desérticas dos Estados Unidos e do México podem ocorrer episódios de flores espetaculares, incluindo o deserto de Sonora entre o México e os Estados Unidos, onde as flores são misturadas com o espetacular cactus saguaro e até mesmo nos desertos do Arizona e Utah.

Um outro continente desertico, que gosta de flores bonitas é a Austrália. Nas áreas desérticas da Austrália Ocidental as flores podem ser observadas em várias áreas, por exemplo na área do Parque Nacional do Karijini e na área do Kennedy Range no interior de Carnarvon. A melhor época para observar as flores em desertos australianos é a partir de finais de julho a meados de novembro. Mesmo as áreas desérticas da Austrália do Sul têm por vezes florações intensas. Na Ásia florações ocorrem no deserto da Judéia em Israel e no deserto de Gobi na fronteira entre a China popular e a Mongólia.

Na África do Sul a estéril e deserta terra ao sul da fronteira com a Namíbia, o Namaqualand, apresenta alguns dos mais espectaculares paisagens naturais do planeta. As florações mais espetaculares dependem das chuvas, atingindo um pico em agosto. A área mais famosa para as florações é o Parque Nacional de Namaqua. Toda a área ao redor da vila de Springbok é uma cena de florações espectaculares. Mesmo o Parque Nacional da Costa Oeste (West Coast National Park) a noroeste da Cidade do Cabo e a região selvagem do Cederberg em torno da vila de Clanwilliam tem florações intensas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

Namaqualand, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini

Namaqualand, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini