Home / África / África do Sul / Os animais do Kalahari: as gazelas
Steenbok, Kgalagadi Transfrontier Park, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini
Steenbok, Kgalagadi Transfrontier Park, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini

Os animais do Kalahari: as gazelas

O Parque Transfronteiriço Kgalagadi tem uma grande variedade de animais. Nesta página são apresentadas algumas espécies de gazelas, que vivem no parque:

SPRINGBOK (Antidorcas marsupialis)

O springbok é uma pequena gazela marrom e branca, difundida em grande parte do sul e sudoeste da África, especialmente na Namíbia, na África do Sul, no Botswana e em Angola.

O nome comum do Springbok (literalmente “antílope saltante”) vem da língua africâner pelas palavras spring = salto e bok = antílope, cabra.

O animal, que vive nas savanas áridas da África Austral mede 75 cm de altura. Os machos atingem um peso de 50 kg, enquanto as fêmeas atingem 37 kg. As fêmeas podem reproduzir-se durante todo o ano e dão luz a um jovem depois de cinco meses e meio de gestação. Sua expectativa de vida é de 10 anos.

Springbok, Kgalagadi Transfrontier Park, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini

Springbok, Kgalagadi Transfrontier Park, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini

Sua dieta consiste principalmente de grama, folhas, bulbos e tubérculos. Ele pode beber nada de água por vários dias, porque ele pode puxá-la para fora das plantas, que come. Eles vivem em grandes grupos e durante os meses de verão grandes manadas de animais estão concentradas em torno dos poços do Parque Transfronteiriço Kgalagadi.

Os Springbokes são bons corredores, podem atingir uma velocidade de 80 Km/h e são também excelentes saltadores. Eles conseguem fazer saltos de 10 metros. Seus inimigos naturais são leões, chitas, hienas e cães selvagens. O Springbok é um dos símbolos nacionais da África do Sul.

STEENBOK (Raphicerus campestris)

O steenbok é um pequeno antílope difundido na África Oriental (Quênia, sul da Tanzânia) e na África Austral (Angola, Zâmbia, Zimbabwe, Moçambique, Botswana, Namíbia, África do Sul e Suazilândia). Seu habitat é um terreno árido e semi-deserto com o terreno rochoso e alguns arbustos.

O nome Steenbok vem da língua africâner, literalmente “cabra de pedra”). O animal é pequeno e chega a um meio metro de altura no ombro e pesa entre 10 kg e 16 kg. Os machos têm chifres retos e longos de 7 a 20 cm, enquanto as fêmeas não têm um chifre. O Steenbok leva uma vida solitária durante grande parte do ano. Apenas durante a época de acasalamento pode vê-lo em pares. Podem reproduzir-se em qualquer época do ano, mas tem um pico de nascimentos durante a primavera austral em Novembro/Dezembro e dão luz a um jovem. Depois de cinco meses e meio de gestação a duração de sua vida varia entre 6 e 15 anos.

Steenbok, Kgalagadi Transfrontier Park, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini .

Steenbok, Kgalagadi Transfrontier Park, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini .

Sua dieta consiste principalmente de folhas de arbustos e grama e às vezes alimenta-se de raízes e tubérculos. Não têm a necessidade de beber água todos os dias, porque ele pode puxá-la para fora das plantas, que come. Muitos são os seus inimigos naturais: as grandes aves de rapina, todos os carnívoros, incluindo lagartos, monitores e babuínos. Em caso de perigo agacham-se na grama alta, mas se o predador aproxima-se demais, salta de repente para fora de seu esconderijo e começa a correr em zigue-zague para confundir o atacante e às vezes procura refúgio nas tocas dos porcos da terra.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ALOJAMENTO, APARTAMENTOS, B&B E HOTÉIS

Booking.com