Home / América do Norte / Estados Unidos / Nova Iorque/NovaYork (New York): a cidade símbolo dos Estados Unidos

Nova Iorque/NovaYork (New York): a cidade símbolo dos Estados Unidos

Nova Iorque está localizada na foz do rio Hudson no Oceano Atlântico. A cidade situa-se em várias ilhas (Manhattan, Staten Island e Long Island) e no continente. É formada pelos 5 bairros de Brooklyn, Bronx, Manhattan, Queens, e Staten Island. Nova Iorque, famosa por seus arranha-céus, é agora a mais populosa cidade dos EUA com mais de 8.000.000 de habitantes, enquanto a região metropolitana tem quase 19 milhões. A cidade é um centro mundial de finanças, cultura, comércio e indústria. O seu porto e os seus aeroportos encontram-se entre os maiores do mundo. É também o lar de diversas instituições mundiais como a Organização das Nações Unidas (ONU).

A baía de Nova Iorque foi descoberta pelo florentino Giovanni da Verrazano em 1524, mas a área foi colonizada apenas a partir do século XVII pelos neerlandeses, que em 1626 fundaram a fortaleza Amsterdam na ilha de Manhattan, em torno da qual surgiu a cidade de Nieuw Amsterdam (agora Nova Iorque), a capital da colónia de Nova Holanda (Nieuw Holland), que estendia-se do Delaware para Connecticut e no interior a Albany.

Em 1664 durante a Guerra Anglo-Neerlandesa os britânicos ocuparam a cidade e renomearam-a em honra do Duque de York: New York. Com o Tratado de Breda em 1667 a cidade foi atribuída aos britânicos, mas durante a Terceira Guerra Anglo-Neerlandesa em 1673 os neerlandeses recuperaram a cidade e mantiveram a posse até 1674, quando foi cedida à Grã-Bretanha. Nos séculos posteriores Nova Iorque cresceu significativamente e tornou-se a maior e mais populosa cidade dos Estados Unidos da América.

O QUE VISITAR EM NOVA IORQUE: AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS

A cidade de Nova Iorque é composta por cinco distritos: a ilha original de Manhattan, o Bronx, o mais setentrional dos distritos e situado no continente, Richmond na ilha de Staten Island, e Brooklyn e Queens em Long Island. A ilha de Manhattan é o centro financeiro da cidade e o local, onde ficam os principais pontos de interesse. O distrito financeiro da cidade está localizado na ponta sul da ilha de Manhattan. Aqui as ruas estreitas da cidade original são parcialmente preservadas, embora dominadas por altos arranha-céus, que caracterizam a skyline de Nova Iorque. Ao lado dos muitos e vários arranha-céus nesta área fica a Fraunces Tavern, a reconstrução dum edifício no estilo georgiano de 1719. No bairro ao longo da margem do rio encontra-se o parque da bateria (Battery Park) com as ruínas do Castelo Clinton (Castle Clinton), uma fortaleza de 1807. Em frente ao parque surgem várias ilhas, incluindo a Liberty Island, onde existe a famosa estátua da Liberdade. A estátua foi doada da França aos Estados Unidos em 1885 como um sinal de amizade. A estátua de 91 metros de altura foi realizada pelo escultor francês Frédéric-Auguste Bartholdi.

Na parte norte do distrito financeiro existe a Igreja da Trindade (Trinity Church), um edifício neo-gótico do século XIX. É também a área, onde está localizada a Bolsa de Valores de Nova Iorque, a famosa New York Stock Exchange (NYSE), construída no local, onde estavam os muros da povoação neerlandesa de Nieuw Amsterdam. A Capela de São Paulo (Saint Paul’s Chapel) é uma bela igreja no estilo colonial do século XVIII. Para o leste da igreja levantaram-se as Torres Gêmeas do World Trade Center, dois prédios com 410 metros de altura, que foram completamente destruídos pelo ataque terrorista do 11 de setembro de 2001. Para o oeste da igreja encontra-se a famosa Ponte de Brooklyn, a ponte mais antiga de Nova Iorque, construída no final do século XIX. Nesta área da cidade existe também o bairro chinês, quer dizer a Chinatown de Nova Iorque. Mais ao norte em direção ao Central Park ficam Greenwich Village e East Village com locais de artistas e intelectuais.

O famoso arranha-céu do Empire State Building está localizado ao norte de Greenwich Village. O edifício, que foi durante muitos anos o arranha-céu mais alto da cidade, sobe até 380 metros de altura. Na área perto do Central Park no chamado Theatre District há a Catedral de São Patrício, o Rockefeller Center, o Museu de Arte Moderna (Museum of Modern Art), o Times Square e mais a leste o edifício da Organização das Nações Unidas (ONU).

O famoso Central Park é um grande parque urbano de 340 hectares com trilhas, lagos, estátuas, monumentos e fontes. No parque fica também o Metropolitan Museum of Art, o maior museu dos Estados Unidos e um dos museus de arte mais importantes do mundo. Há seções dedicadas à pintura, à arqueologia, à escultura e à cerâmica com obras-primas únicas do mundo. Não muito longe mas doutro lado do Central Park encontra-se o Museu Americano de História Natural (American Museum of Natural History), um interessante museu dedicado à história natural, à paleontologia, à mineralogia, aos animais e às plantas. Perto do Metropolitan Museum of Art existe o Museu Solomon Guggenheim (Solomon Guggenheim Museum), um museu dedicado à arte contemporânea. Para aqueles, que querem conhecer a história de Nova Iorque desde a sua fundação até os dias atuais aconselha-se uma visita ao Museu da Cidade de Nova Iorque (Museum of the City of New York).

Entre as muitas outras atrações de Nova Iorque existe no Bronx um enorme jardim zoológico e um belo jardim botânico. No bairro de Brooklyn vale a pena de visitar o New York Aquarium.

O clima de Nova York.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com