Home / África / África do Sul / Northern Cape (Cabo Setentrional), África do Sul
Namaqualand, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini
Namaqualand, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini

Northern Cape (Cabo Setentrional), África do Sul

O Cabo Setentrional (Northern Cape) é por extensão a maior província da África do Sul – sendo maior da Alemanha – , mas com um pouco mais dum milhão de habitantes a província é a menos povoada do país. O Cabo Setentrional, cuja capital é a cidade de Kimberley, está localizado na região noroeste da África do Sul. Ao norte faz fronteira com a Namíbia e o Botswana, para o oeste é banhado pelo Oceano Atlântico, ao sul faz fronteira com as províncias do Cabo Ocidental e do Cabo Oriental, enquanto que no leste faz fronteira com o Estado Livre (Free State) e a província do Noroeste (North West Provinve).

O território do Cabo Setentrional é principalmente árido e semi-deserto e é formado da região do Karoo, um planalto com altitudes entre 450 e 750 metros, que ao sul e leste sobe às alturas entre 1.200 e 1.900 metros. Na área ocidental, a que enfrenta o Oceano Atlântico situa-se a região de Namaqualand, conhecida pelas maravilhosas flores de primavera. O extremo norte da província é formado pelo Deserto do Kalahari, uma área onde as dunas de areia alternam-se com savana. O rio Oranje/Orange, que é o rio mais importante da região, passa na parte norte da província, onde forma os Augrabies Falls e marca por um longo trecho a fronteira com a Namíbia.

Cataratas Augrabies, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini

Cataratas Augrabies, África do Sul. Author Marco Ramerini

O território do Cabo Setentrional é pouco povoado e aqui como no Cabo Ocidental a maioria da população – 57% do total – fala a língua africâner e é de raça kleurling/coloured ou seja pessoas de raça mista, em geral descendentes de cruzamentos entre brancos e negros. Outra língua, falada pela maioria da população de raça negra, é a língua tswana. Os negros representam 40% da população total da região. Os brancos dispõem de 10% da população do Cabo Setentrional.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • NORTHERN CAPE/CABO SETENTRIONAL
  • Área: 361.830 km²
  • População: 1.058.000: kleurlinge/coloureds 50%, negros 40%, brancos 10%
  • Idiomas: africâner 57%; tswana 34%; xhosa 5%, inglês 2%

ALOJAMENTO, APARTAMENTOS, B&B E HOTÉIS

Booking.com