Home / África / África do Sul / Namaqualand: o deserto florido da África do Sul
Namaqualand, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini
Namaqualand, África do Sul. Autor Marco Ramerini

Namaqualand: o deserto florido da África do Sul

Localizado na região de Northern Cape (Cabo Setentrional) na África do Sul 500 km da Cidade do Cabo entre o rio Oranje/Orange e a costa selvagem do Oceano Atlântico perto das cidades de Springbok e Kamieskroon. O Namaqualand/Namakwaland é árido e seco durante a maior parte parte do ano, mas por vezes durante a curta primavera em Agosto/Setembro algumas gotas de chuva transforma a paisagem árida em incrivelmente vastas extensões de flores silvestres de todas as cores.

Sem dúvida um dos espetáculos naturais mais impressionantes e belas do mundo.

O Namaqualand/Namakwaland é a zona árida mais rica de flora bulbifera do mundo. Existem 3.500 espécies de plantas, das quais mais de 1.000 só podem ser encontradas aqui. As plantas possuem em dias ensolarados as flores abertas aproximadamente entre as horas 10 e 16 e eles são sempre de frente para o sol. Em dias nublados em vez permanecem fechadas.

Entre os lugares mais espetaculares para admirar o florescimento podem ser mencionados: 25 km de Kamieskroon a Skilpad Wild Flower Reserve, que faz parte do Parque Nacional de Namaqua/Namakwa, um parque de 60.000 hectares com uma topografia caracterizada por afloramentos redondos ou planos de rochas de granito separados por areias aluviais. A maior parte do território é formada pelo característico “veld” sul-africano e pelas colinas e montanhas de Kamiesberg Range, cujos picos atingem 1.700 metros com o Rooiberg como o pico mais alto.

Namaqualand, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini

Namaqualand, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini

O parque tem uma grande variedade de suculentas (Crassula spp., Adromischus spp., Pelargonium spp., Stapeliands e Cotyledon spp.), bem como plantas anuais e plantas bulbosas. O parque está aberto das 8,00-17,00 na curta primavera, quando vastas extensões de Namaqua daisy (margarida) colorem a terra de laranja. Para melhor ver as flores há uma rota circular com pontos turísticos e várias curtas trilhas ecológicas.

A 15 km de Springbok fica a Reserva Natural de Goegap, uma reserva de flores silvestres de 15.000 hectares. Em esta reserva vivem 45 espécies de mamíferos, incluindo gazelas, órix e mountain zebras (Hartmann zebra), 94 espécies de aves, bem como répteis, anfíbios e 600 variedades de flores. Também na reserva pode visitar a Hester Malan Wild Flower Garden, um jardim cheio de plantas suculentas do Namaqualand e com um jardim de rochas.

No Namaqualand/Namakwaland mais árido ao longo da fronteira com a Namíbia está o Parque Nacional Richtersveld, um parque de vida selvagem de aproximadamente 160 mil hectares, que foi adicionado em 2007 na lista do Património Mundial da UNESCO. Este parque é o único parque no deserto de montanha da África do Sul. O parque está cheio de suculenta – lar de 30% de todas as espécies presentes na África do Sul.

O CLIMA: QUANDO VISITAR O NAMAQUALAND

A região de Namaqualand é uma zona seca e árida do noroeste da África do Sul, esta região fazendo parte da área da África do Sul, que é caracterizada por chuvas de inverno com as estações invertidas, quer dizer no verão europeu. As chuvas caem entre Junho e Agosto. A precipitação anual é inferior a 200 mm.

O clima do Namaqualand/Namakwaland é árido e seco. As temperaturas do inverno variam entre 8°C e 18°C, enquanto no verão as temperaturas variam entre 17°C e 30°C.

QUANDO IR PARA O NAMAQUALAND

A melhor época para visitar a região e para apreciar as flores bonitas, que a caracterizam, são os meses de Agosto/Setembro, quando as poucas chuvas transformam a paisagem árida em belos tapetes de flores silvestres de todas as formas e cores.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

NAMAQUALAND TABELAS CLIMATOLÓGICAS

SPRINGBOK (950 metros)
Mês Temp. mín. média (°C) Temp. máx. média (°C) Precip. (mm) Dias de chuva
Janeiro 16 29 6
Fevereiro 17 30 4
Março 17 29 11
Abril 14 25 16
Maio 12 21 22
Junho 9 17 28
Julho 8 17 25
Agosto 8 18 23
Setembro 10 21 16
Outubro 12 24 10
Novembro 13 26 7
Dezembro 14 28 3
ANO 12 24 171

ALOJAMENTO, APARTAMENTOS, B&B E HOTÉIS

Booking.com