Home / Oceania / Polinésia Francesa / Moorea: uma ilha com montanhas espetaculares
Moorea, Polinésia Francesa. Autor Dany13. Licensed under the Creative Commons Attribution
Moorea, Polinésia Francesa. Autor Dany13

Moorea: uma ilha com montanhas espetaculares

Moorea com 14.700 habitantes é uma ilha montanhosa de origem vulcânica, localizada no arquipélago das Ilhas da Sociedade na Polinésia Francesa 17 km ao noroeste de Taiti. Moorea é uma ilha cheia de picos de montanha, que torna a paisagem única. A ilha mede 134 quilómetros quadrados e o seu pico mais alto é o Monte Tohiea com 1.207 metros.

O coração da ilha é formado por outras montanhas, muitas vezes em formas bizarras. Entre elas há a montanha Rotui com 899 metros, o Monte Mouaroa com 880 metros, o Monte Mouaputa com 830 m, o Monte Tearai com 770 metros e a montanha Tautuapae com 769 metros. A ilha não é caracterizada apenas pelas montanhas mas também por duas baías famosas: A baía de Cook e a baía de Opunohu, que encontram-se paralelamente ao longo da costa norte.

A ilha é habitada ao longo da costa e tem um interior montanhoso e selvagem. Os principais povoados são os de Maharepa, Hauru, Paopao, Teavaro, Papetoai, Haapiti, Afareitu, Tiaia e Vaiare. As planícies são escassas e estão localizadas na costa. A ilha é o resto duma antiga cratera vulcânica, que caiu no mar.

Um recife de coral circunda a ilha completamente, mas tem várias aberturas. Existem quatro aberturas principais, localizadas no porto de Vaiare, nas baías de Cook e de Opunohu e no extremo sul. Alguns ilhéus, que os polinésios chamam motu, estão localizados perto da ponta noroeste da ilha.

Moorea, Polinésia Francesa. Author Lander2006. Licensed under the Creative Commons Attribution

Moorea, Polinésia Francesa. Autor Lander2006

AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VER EM MOOREA

A verdadeira beleza de Moorea são as suas montanhas verdes e as duas baías de Cook e de Opunohu. Mas a ilha tem também praias belas e uma lagoa cheia de vida.

As montanhas de Moorea com suas formas originais criam um cenário único no mundo. Aqui estão a montanha Mouaputa com 830 m, onde o observador atento vai descobrir um buraco em sua parte superior, a forma bela e pitoresca do Monte Mouaroa com 880 metros e a imponente montanha Tohivea com 1.207 metros, o pico mais alto da ilha.

Para a visita completa da ilha é recomendado alugar um carro ou um moto. A volta completa é de 60 km. A estrada segue sempre a linha costeira. Por isso o terreno é bastante plano com exceção duma subida para a praia de Teavaro-Temae. Pode fazer também o passeio de bicicleta, mas é melhor usar segmentos mais curtos. O carro ou moto é necessário para chegar ao Belvedere, porque ele está localizado na parte superior e a estrada é muito íngreme.

Para obter uma visão geral das montanhas da ilha e das duas baías, que a caracterizam, tem que subir ao Belvedere, um local pitoresco perto do centro da ilha. A partir daqui pode admirar de leste a oeste: A montanha Mouaputa e a Baía de Cook. Em frente está localizado o Monte Rotui, que separa as duas baías. Para a esquerda fica a Baía de Opunohu e em seguida há vários picos, incluindo o de Monte Mouaroa. Atrás do miradouro há a montanha mais alta da ilha: o Monte Tohivea. É a aparência atual do que resta do vulcão de Moorea. Entrou parcialmente em colapso. As duas baías representam o que antes era a base da cratera, enquanto as montanhas ao redor são os restos da crista do vulcão.

Moorea, Polinésia Francesa. Author Mark Wallace. Licensed under the Creative Commons Attribution

Moorea, Polinésia Francesa. Autor Mark Wallace

Ao longo da estrada, que leva ao Belvedere, aconselha-se parar para visitar a área dos antigos marae do vale de Opunohu. Foram construídos entre os séculos XIII e XVIII. O mais impressionante é o Marae Titiroa, que está localizado perto da área de estacionamento. Um caminho marcado leva para as plataformas de pedra para o Marae Ahu e Mahine e outros marae menores. Voltando à estrada principal encontramos um outro marae: O Marae Afareaito com outras plataformas sagradas antigas.

A melhor praia da ilha é a de Teavaro-Temae, uma praia pública, que vai do aeroporto para o Hotel Sofitel Ia Ora. A praia está localizada do lado nordeste da ilha e enfrenta a ilha de Taiti com suas montanhas de mais de 2.000 metros. Outra praia de difícil acesso por causa dos muitos hotéis, localizados na área, encontra-se na Ponta Hauru. Ela enfrenta na parte norte os três motu Fareone, Tiahura e Irioa.

Outros locais a visitar em Moreea são a igreja octogonal de Papetoai na entrada ocidental da Baía de Opunohu. É um belo edifício religioso octagonal de 1870. Ao longo da costa oeste entre Punta Hauru e Haapiti estão localizados em frente do mar as ruínas do Marae Nuurua, que têm duas pedras sagradas com petroglifos. No extremo sul da ilha a uma curta distância da Ponta Nuupere fica o Marae Nuupere. É difícil visitar-lo, pois está localizado dentro duma propriedade privada.

O Marae mais antigo de Moorea, o Marae Umarea, que data do século X, está localizado em Afareaitu ao longo da costa leste. Aquele, que olha para Taiti, é o marae localizado perto da costa. Em Afareaitu pode seguir uma estrada, que leva para o interior. Ao longo do vale do rio Vaioro chega às cachoeiras de Afareaitu. Para os amantes de caminhadas existem várias rotas a serem feitas, incluindo uma, que leva ao Monte Mouaputa, e o caminho circular ao longo da crista do vale de Opunohu.

COMO CHEGAR A MOOREA: VOOS E BALSAS

AVIÃO: As ligações aéreas entre Taiti e Moorea são feitas pela Air Moorea, que leva entre 15 e 17 voos por dia entre as duas ilhas. Os voos são operados praticamente a cada hora e às vezes a cada meia hora.  Os voos são realizados entre as 6 da manhã e as 19 da noite. O voo dura 10 minutos.

Moorea é ligada pelo Air Tahiti por voos diretos diários ou com escalas nas ilhas de Bora Bora, Huahine e Raiatea. O aeroporto de Moorea está localizado na ponta nordeste da ilha, que enfrenta Taiti

FERRY: Graças à sua proximidade com Taiti os meios mais utilizados para chegar a Moorea são os ferries e os ferries rápidos. Há duas empresas, que realizam o serviço entre Taiti e Moorea: a Aremiti Ferry e a Moorea Express. Ambos têm ferries regulares e ferries rápidos.

O Aremiti é uma balsa, que pode transportar até 450 passageiros e 100 carros e leva 50 minutos de Taiti para Moorea. O Aremiti Ferry faz entre 3 e 5 viagens por dia. O Fast Ferry Aremiti 5 tem uma capacidade de 630 passageiros e 30 carros, leva apenas 30 minutos e faz 5 a 7 viagens por dia.

O Moorea Express é um catamarã rápido, que liga as duas ilhas em 30 minutos, transporta até 306 passageiros e motos e faz 6-7 viagens por dia. O Moorea Ferry é um ferry regular, que transporta até 350 passageiros e 62 carros, e faz 3 a 4 viagens por dia. A viagem dura uma hora.

Moorea clima: quando ir para Moorea.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
eXTReMe Tracker