Home / África / Namíbia / Montanhas de Naukluft: um maciço rochoso selvagem
Naukluft Mountains (Naukluftberge), Namib-Naukluft N.P., Namíbia. Author and Copyright Marco Ramerini
Naukluft Mountains (Naukluftberge), Namib-Naukluft N.P., Namíbia. Author Marco Ramerini

Montanhas de Naukluft: um maciço rochoso selvagem

A parte mais oriental do Parque Nacional Namibe-Naukluft é formada pelas montanhas de Naukluft, uma cadeia de montanhas, que domina as planícies pedregosas do centro do Namibe. O cenário, que apresenta-se para o viajante é surpreendentemente agradável: As montanhas da Naukluft com o seu maciço rochoso selvagem e vales profundos subem mais de 1.000 metros acima do planalto circundante. O pico mais alto das montanhas chega a 1.965 metros.

Separadas do resto do planalto por sulcos profundos e montanhas rochosas espetaculares, as montanhas da Naukluft formam um platô. O nome Naukluft, que significa “ravina estreita”, é apropriado à paisagem.

A Naukluft é uma região completamente em contraste com as dunas do Sossusvlei e Sesriem e tem uma paisagem montanhosa com fontes de água e trilhas para passeios agradáveis. A abundância relativa de água faz com que a área é um habitat ideal para as zebras de montanha (zebra Hartmann), leopardos, kudus, klipspringer, steenbokke, springbokke e mais de 200 espécies de aves, incluindo várias aves de rapina.

Naukluft Mountains (Naukluftberge), Namib-Naukluft N.P., Namíbia. Author Marco Ramerini

Naukluft Mountains (Naukluftberge), Namib-Naukluft N.P., Namíbia. Author Marco Ramerini

A vegetação é surpreendentemente rica e o planalto tem um solo pobre, onde crescem a Euphorbia, Acacia e Aloe, incluindo o Quiver Tree (Kokerboom/Köcherbaum). Mais para baixo a vegetação muda. Aqui existem nascentes permanentes e nos desfiladeiros mais estreitos sobrevive uma grande variedade de diferentes espécies de plantas, incluindo figos sicômoro, plantas de Acacia erioloba, de zambujeiro e Boscia albitrunca.

O clima é bastante agradável, embora durante o verão austral as temperaturas podem ser estremamente altas. Os dias de inverno são os melhores com um clima ameno e temperaturas durante o dia de 20°C, enquanto as noites são frias e as temperaturas podem por vezes cair debaixo de zero. As chuvas de 100-200 mm por ano são concentradas nos meses entre dezembro e abril.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.