Home / Europa / Grécia / Milos: a ilha de Vênus de Milos

Milos: a ilha de Vênus de Milos

A ilha de Milos com 160 km² e 4.800 habitantes é uma ilha do arquipélago das Cíclades, que está situada na parte sul-ocidental do arquipélago a leste do Peloponeso a uma curta distância das ilhas desabitadas de Kimolos e Polyaigos, que estão localizadas imediatamente para o nordeste de Milos.

A capital da ilha é a vila de Plaka, que está situada num esporão de pedra com vista para a baía de Milos. A famosa estátua da Vênus de Milos – hoje no Museu do Louvre em Paris – foi encontrada na ilha em 1820.

Milos é uma ilha vulcânica. A ilha encerra quase completamente uma baía, a baía de Milos, que é a antiga caldeira dum vulcão agora submerso. A ilha de Milos é um dos vulcões ativos do arco das ilhas do mar Egeu. É um antigo estratovulcão, cuja última erupção remonta a 60 mil anos. Na ilha há ainda sinais de forte atividade magmática subterrânea.

A ilha é montanhosa, especialmente em sua parte ocidental, onde está a montanha mais alta da ilha: o Monte Profitis Elias com 748 metros. A costa rochosa da parte oriental da ilha está alinhada com algumas praias, que são sobtretudo compostas de rochas vulcânicas e areias.

Milos é cheia de falésias muitas vezes formadas por rochas multicoloridas de origem vulcânica. Há também inúmeras praias. Os fenómenos vulcânicos são ainda muito ativos e há ainda evidência duma atividade magmática forte no subsolo da ilha. Existem também fontes termais.

Os dois principais centros da ilha são a capital Plaka e o porto próximo de Adamas. Plaka está localizada numa colina ao norte do porto de Adamas. É uma aldeia clássica das Cíclades feita de casas brancas empoeiradas na encosta. A partir da aldeia de Plaka com vista para a cratera do vulcão submerso pode-de apreciar o pôr do sol. É o ponto mais espectacular, quer dizer o miradouro da Panagia Korfiatissa. A vila de Plaka tem dois museus: o Museu do Folclore, que mostra a vida dos habitantes das Cyclades dos séculos passados e o Museu Arqueológico com uma reprodução da famosa estátua da Vênus de Milos, encontrando-se agora no Museu do Louvre em Paris.

Na vizinhança de Plaka – em Trypiti – deve-se visitar as catacumbas romanas e os restos dum teatro e um batistério. Aqui fica também o ponto, em que em 1820 descobriu-se a estátua da Vênus de Milos. Vale a pena de visitar a pequena vila de Klima, o antigo porto da ilha. Na praia Plathenia a norte de Plaka a entrada da baía de Milos pode ver algumas formações rochosas chamadas Arkoudes, um grupo de rochas com uma forma particular. O porto de Adamas não tem o charme de Plaka. É uma cidade moderna, mas está repleta de vida. Aqui pode encontrar lojas, cafés, restaurantes e bares, bem como um belo passeio popular.

Perto do pequeno porto de Apolônia, situado em frente à ilha de Kimolos no nordeste da ilha pode encontrar as escavações arqueológicas de Filakopi. A ilha é rica em praias selvagens localizadas para os pés das falésias. Milos há cerca de 70 praias. Entre as mais belas praias há aquelas de Provatas, Firiplaka, Tsigrado e Paleohori, localizadas ao longo da costa sul. Nesta última existem fontes termais. As falésias espectulares de Kleftico, localizadas na ponta sudoeste de Milos, são acessíveis somente por barco, bem como inúmeras praias e enseadas ao longo das costas sul e oeste.

COMO CHEGAR A MILOS

VOOS E FERRIES: Milos tem um pequeno aeroporto, que tem voos duas vezes por dia com Atenas (40 minutos de voo). A ilha é também ligada por balsa para Pireu (entre 3 e 7 horas de travessia) e com muitas ilhas das Cíclades como Folegandros, Ios, Naxos, Paros, Santorini e Sifnos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com