Home / Oceania / Micronésia / Micronésia: moedas de pedra, restos de civilizações antigas e atóis

Micronésia: moedas de pedra, restos de civilizações antigas e atóis

Os Estados Federados da Micronésia (Federated States of Micronesia) é uma república federal, localizada no Oceano Pacífico ao norte do Equador. As ilhas estão localizadas a nordeste de Papua-Nova Guiné. O Estado é composto de quatro Estados federais, que fazem parte do arquipélago das ilhas Carolinas: Yap, Chuuk (Truk), Pohnpei (Ponape) e Kosrae (Kusaie) A capital federal é a localidade de Palikir na ilha de Pohnpei (Ponape).

As ilhas são parcialmente de origem vulcânica e em parte atóis de coral. A ilha mais importante é Pohnpei com 334 km², uma ilha vulcânica áspera, que abriga a capital do Estado, a vila de Palikir. A ilha sobe até 791 metros no Monte Totolom, o pico mais alto do Estado.

Fazem parte do Estado de Pohnpei as ilhas de Pohnpei, Oroluk, Ngatik, Pakin, Mokil, Pingelap, Nukuoro, Kapingamarangi e o Minto Reef. Fazem parte do Estado de Yap com 119 km² as ilhas de Yap, Ulithi, Fais, Sorol, Ngulu, Eauripik, Woleai, Farauleup, Ifalik, Olimarao, Elato, Lamotrek, Gaferut, West Fayo, Satawal e Pikelot.

Fazem parte do Estado de Chuuk com 127 km² as ilhas de Chuuk (Truk), sendo um grupo de ilhas dentro duma única lagoa de coral, Puluwat, Pulap, Pulusuk, Namonuito, Fayu, Nomwin, Murilo, Hall, Losap, Namoluk e Mortlock. Faz parte do Estado de Kosrae com 110 km² a única ilha de Kosrae. É a ilha mais oriental do arquipélago, possuindo um relevo montanhoso. O seu pico mais alto de origem vulcânica atinge 634 metros de altura.

Na área marítima dos Estados Federados da Micronésia fica entre as ilhas de Yap e Guam a Fossa Challenger, a mais profunda fossa oceânica do mundo com -10.911 metros, que faz parte da Fossa das Marianas. A economia dos Estados Federados da Micronésia é baseada na pesca e na agricultura com coqueiros/óleo de coco, mandioca, bananas e batata doce. O turismo é um recurso potencial do país.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 707 km²
  • População: 107.000 (situação em 2007) – micronésios 89% incluindo Chuuk 49%, Pohnpei 24%, Yap 10%, e Kosrae 6%; além disso asiáticos 2%, polinésios 2% e outros 7%
  • Capital: Palikir na ilha de Pohnpei
  • Língua oficial: A língua oficial é o inglês. As línguas locais são utilizadas ao nível estadual e municipal. Trata-se das línguas ulith, wolea, yap, pohnpei, kosrae e chuuk.
  • Religião: Cristandade 97% – católicos 50% e protestantes 47%
  • Moeda: Dólar estadounidense (USD)
  • Fuso horário: O arquipélago estende-se por dois fusos horários: UTC+10 e UTC+11.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com