Home / Europa / Grécia / Míconos: aldeias brancas, moinhos de vento e vida noturna
Míconos, Grécia. Author and Copyright Roberto Ramerini.
Míconos, Grécia. Author Roberto Ramerini.

Míconos: aldeias brancas, moinhos de vento e vida noturna

A ilha de Míconos com 86 km² e 9.400 habitantes está localizada no Mar Egeu na parte centro-norte do arquipélago das Cíclades a leste de Syros, a sudeste de Tinos e a norte de Naxos e Paros. A ilha é um dos destinos turísticos mais importantes e populares das Cíclades.

A vila mais importante da ilha, chamada Hora ou Míconos, está localizada ao longo da costa oeste e é o ponto de chegada para balsas provenientes de Pireu e das outras ilhas Cíclades. Perto da vila fica o aeroporto de Míconos, ligado por voos frequentes para Atenas e outras cidades europeias.

A ilha é montanhosa e o pico mais alto chega a 341 metros de altura. São cultivadas vinhas e oliveiras. A pesca tem também importância. O litoral sul é muito acidentado e cheio de pequenas baías, onde há algumas praias belas.  O litoral norte é dominado pela grande baía de Panormos, onde há algumas praias belas.

O turismo é a principal atividade económica dos habitantes da ilha. Míconos é famoso por sua vida noturna animada e pelas praias belas. Os moinhos de vento, que remontam ao século XVI, são os símbolos mais reconhecidos da ilha.

AS ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VISITAR EM MÍCONOS (MYKONOS)

Míconos, a mais famosa ilha das Cíclades junto com Santorini, é considerado muitas vezes a mais fascinante ilha do arquipélago, localizada ao norte de Naxos e ao sul de Tinos. A ilha é frequentemente ventosa por causa do metelmi e tem um aspecto estéril com costas íngremes e rochosas, às vezes intercaladas com praias e enseadas.

A maioria das praias está localizada ao longo da costa sul, onde as praias são protegidas do vento. Entre as mais conhecidas há Paradise, Super Paradise, Platis Yialos, Lia, Psarou, Elia e Ornos.

A ilha é mais adequada para o entretenimento e a vida noturna que para descansar. Míconos é famoso por seus bares e discotecas. Míconos é ligado por mar e por ar para ao resto da Grécia.

Para aqueles, que chegam com o barco a Míconos a primeira impressão é a vila branca de Míconos (Chora), a capital pitoresca de Míconos, que está localizada na parte inferior duma baía na costa oeste e tem as suas casas típicas brancas da arquitectura das Cíclades, as suas ruas estreitas e os seus moinhos de vento.

Em Míconos há alguns museus interessantes: O museu arqueológico com achados arqueológicos de Delos, o museu dos moinhos, o museu da marinha e o museu do folclore. Há também muitas igrejas e capelas. A mais famosa das quais é a Paraportiani, um conjunto de quatro capelas em estilo bizantino, que está localizado perto do castelo veneziano.

Característico é também o bairro de Alevkandra, também conhecido como a Pequena Veneza de Míconos com casas localizadas directamente na praia. Não longe fica a área de moinhos de vento. Não são mais usados, mas são os símbolos da ilha.

Praias e baías do sul: Paradise, Super Paradise, Platis Yialos (Gialos), Lia, Psarou, Elia, Kalafatis, Livadi e Ornos. Praia do norte: Aghios Stefanos. Pontos de interesse: As ruas carácteristicas da vila de Míconos (Chora), a esplanada de moinhos de vento e o bairro de Alevkandra.

ARREDORES: Excursão para a ilha de Dragonissi e não perca a excursão à ilha de Delos (Dilos), que segundo a lenda foi o berço de Apolo e que inclui uma área arqueológica muito importante e interessante com o Santuário de Apolo, a Agorá, a Rua Sacra, o Artemision, o Terraço dos Leões, o Ginásio, o Teatro, a Casa de Hermes, a Casa de Isis, a Casa dos golfinhos e o templo de Isis, declarados Património Mundial pela UNESCO em 1990.

COMO CHEGAR A MÍCONOS (MYKONOS)

VOOS: A ilha de Míconos é uma das melhor servidas nas Cíclades. A ilha tem um aeroporto, localizado no sudoeste da ilha, onde chegam os voos da Grécia continental (Atenas e Salónica) e de Santorini. Há também ligações diretas de vários países europeus, realizados por várias companhias aéreas como EasyJet, Vueling, Volotea, Meridiana, Austrian Airlines e Bluel-Express.

FERRY: Míconos é também ligada por balsas frequentes a Piraeus – 3 horas de ferry rápido – e a Rafina, bem como com quase todas as ilhas vizinhas.

Clima de Míconos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com