Home / Europa / Alemanha / Os Mercados de Natal: uma tradição antiga
Mercado de Natal em Innsbruck, Áustria. Autor e Copyright Liliana Ramerini
Mercado de Natal em Innsbruck, Áustria. Autor e Copyright Liliana Ramerini

Os Mercados de Natal: uma tradição antiga

O Natal está aproximando-se e com ele as actividades tradicionais e eventos, que o acompanham. Os eventos mais importantes e mais assistidos, que acontecem no período, que antecede o Natal são os chamados mercados de Natal. Hoje os mercados de Natal tornaram-se uma moda e são realizados em muitas cidades, vilas e aldeias europeias. São mercados de rua associados com a celebração do Natal e em geral existem durante as quatro semanas do Advento, quer dizer nas semanas, que antecedem o Natal, mas em alguns casos são estendidos até o dia da Epifania.

Os mercados de Natal são uma tradição antiga e nasceram na Alemanha do século XV. A mais antiga evidência existente refere-se a um mercado dedicado ao Natal, que teve lugar na cidade alemã de Dresda. Os países de língua alemã ou aqueles, que tenham sido submetidos a uma profunda influência cultural ou dominação pela Áustria ou pela Alemanha são os únicos, onde a tradição dos mercados de Natal é a mais enraizada e a mais genuína. Isso explica por que a tradição dos mercados de Natal está bem enraizada na Alsácia/França e no Trentino-Alto Adige, onde os mais famosos mercados de rua são os de Merano/Meran, Bolzano/Bozen, Trento, Bressanone/Brixen, Vipiteno/Sterzing e Brunico/Bruneck.

Na Alemanha cada cidade e cada aldeia tem o seu próprio mercado. Aqui a tradição é profundamente sentida. Em lingua alemã o Mercado de Natal é chamado “Weihnachtsmarkt” ou “Christkindlesmarkt”. Eles existem nos centros históricos das cidades em zonas pedonais ou na praça central da cidade ou da Catedral. Nos mercados são vendidos objetos e idéias para presentes, decorações de Natal, árvores de Natal, mas também alimentos e bebidas, além dos produtos sazonais. A atmosfera torna-se ainda mais festiva com canções e danças tradicionais. Actividades e espectáculos específicos são muitas vezes organizados lá para as crianças. Em cada mercado faz a sua aparência: o Papai Noel.

Mercado de Natal em Innsbruck, Áustria. Autor e Copyright Liliana Ramerini

Mercado de Natal em Innsbruck, Áustria. Autor e Copyright Liliana Ramerini

Na Alemanha os mais belos mercados existem nas cidades maiores como Munique, Estugarda, Francoforte, Nuremberga, Lubeque, Dresda e Berlim. As pequenas cidades históricas alemãs organizam alguns mercados de Natal realmente deliciosos. Entre os mais bonitos e especiais podemos citar os de Friburgo e de Bad Wimpfen no Baden-Wurttemberg, enquanto na Baviera são muito belos os de Nördlingen im Ries e Rothenburg ob der Tauber, cidades medievais, que permaneceram intactas.

A Áustria é um outro país, onde a tradição dos mercados de Natal está muito enraizada. As grandes cidades têm alguns mercados maravilhosos. Entre aqueles para visitar há Insbruque, Salzburgo, Linz, Graz e Viena. Uma outra região da Europa, onde os mercados de Natal são uma tradição antiga é a Alsácia no leste da França. Aqui estão para visitar os famosos mercados de Natal de Estrasburgo e Colmar.

Mas nos últimos anos em quase todos os países europeus espalhou-se a tradição dos mercados de Natal e estão localizados na Finlândia, na Estónia, na Roménia, na Espanha, na Hungria, na República Checa, na Eslovénia, na Bélgica, na Suécia e na Dinamarca. Se quer ter uma imagem mais clara e detalhada, recomendo uma visita à Guia dos Mercados de Natal.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.