Home / Europa / Alemanha / Os Mercados de Natal: uma tradição antiga
Mercado de Natal em Nördlingen im Ries, Baviera, Alemanha. Autor Lorenadelperu. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Mercado de Natal em Nördlingen im Ries, Baviera, Alemanha. Autor Lorenadelperu

Os Mercados de Natal: uma tradição antiga

O Natal está aproximando-se e com ele as actividades tradicionais e eventos, que o acompanham. Os eventos mais importantes e mais assistidos, que acontecem no período, que antecede o Natal são os chamados mercados de Natal. Hoje os mercados de Natal tornaram-se uma moda e são realizados em muitas cidades, vilas e aldeias europeias. São mercados de rua associados com a celebração do Natal e em geral existem durante as quatro semanas do Advento, quer dizer nas semanas, que antecedem o Natal, mas em alguns casos são estendidos até o dia da Epifania.

Os mercados de Natal são uma tradição antiga e nasceram na Alemanha do século XV. A mais antiga evidência existente refere-se a um mercado dedicado ao Natal, que teve lugar na cidade alemã de Dresda. Os países de língua alemã ou aqueles, que tenham sido submetidos a uma profunda influência cultural ou dominação pela Áustria ou pela Alemanha são os únicos, onde a tradição dos mercados de Natal é a mais enraizada e a mais genuína. Isso explica por que a tradição dos mercados de Natal está bem enraizada na Alsácia/França e no Trentino-Alto Adige, onde os mais famosos mercados de rua são os de Merano/Meran, Bolzano/Bozen, Trento, Bressanone/Brixen, Vipiteno/Sterzing e Brunico/Bruneck.

Mercado de Natal em Estrasburgo (Marché de noël de Strasbourg), Alsace, France. Autor ChristinaT.. Licensed under Creative Commons Attribution

Mercado de Natal em Estrasburgo (Marché de noël de Strasbourg), Alsace, France. Autor ChristinaT.

Na Alemanha cada cidade e cada aldeia tem o seu próprio mercado. Aqui a tradição é profundamente sentida. Em lingua alemã o Mercado de Natal é chamado “Weihnachtsmarkt” ou “Christkindlesmarkt”. Eles existem nos centros históricos das cidades em zonas pedonais ou na praça central da cidade ou da Catedral. Nos mercados são vendidos objetos e idéias para presentes, decorações de Natal, árvores de Natal, mas também alimentos e bebidas, além dos produtos sazonais. A atmosfera torna-se ainda mais festiva com canções e danças tradicionais. Actividades e espectáculos específicos são muitas vezes organizados lá para as crianças. Em cada mercado faz a sua aparência: o Papai Noel.

Na Alemanha os mais belos mercados existem nas cidades maiores como Munique, Estugarda, Francoforte, Nuremberga, Lubeque, Dresda e Berlim. As pequenas cidades históricas alemãs organizam alguns mercados de Natal realmente deliciosos. Entre os mais bonitos e especiais podemos citar os de Friburgo e de Bad Wimpfen no Baden-Wurttemberg, enquanto na Baviera são muito belos os de Nördlingen im Ries e Rothenburg ob der Tauber, cidades medievais, que permaneceram intactas.

A Áustria é um outro país, onde a tradição dos mercados de Natal está muito enraizada. As grandes cidades têm alguns mercados maravilhosos. Entre aqueles para visitar há Insbruque, Salzburgo, Linz, Graz e Viena. Uma outra região da Europa, onde os mercados de Natal são uma tradição antiga é a Alsácia no leste da França. Aqui estão para visitar os famosos mercados de Natal de Estrasburgo e Colmar.

Mas nos últimos anos em quase todos os países europeus espalhou-se a tradição dos mercados de Natal e estão localizados na Finlândia, na Estónia, na Roménia, na Espanha, na Hungria, na República Checa, na Eslovénia, na Bélgica, na Suécia e na Dinamarca. Se quer ter uma imagem mais clara e detalhada, recomendo uma visita à Guia dos Mercados de Natal.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

dealform 336x280
banner
eXTReMe Tracker