Home / Oceania / Polinésia Francesa / Maupiti: viver a Polinésia Francesa em contato com a população local
Maupiti, Ilhas da Sociedade, Polinésia Francesa. Autor Poverarte. Licensed under the Creative Commons Attribution
Maupiti, Ilhas da Sociedade, Polinésia Francesa. Autor Poverarte

Maupiti: viver a Polinésia Francesa em contato com a população local

Maupiti é uma pequena ilha da Polinésia Francesa no arquipélago das Ilhas da Sociedade. A ilha está localizada a 40 km a oeste de Bora Bora e é servida por um pequeno aeroporto localizado num “motu”, que tem ligações aéreas com as ilhas de Taiti e Raiatea. Os “motu” são ilhas de areia de coral, que formavam-se ao longo do recife. Maupiti consiste duma lagoa com uma ilha montanhosa central, rodeada por cinco “motu” e ligada ao oceano por um único profu, sendo um passe estreito.

A ilha foi habitada por polinésios desde o século IX. O primeiro europeu a descobrir Maupiti foi o navegador neerlandês Jacob Roggeveen em 1722. Roggeveen tinha descoberto a mítica Ilha de Páscoa alguns meses antes de chegar a Maupiti.

Maupiti é um destino ideal para aqueles, que querem descobrir e viver a Polinésia Francesa em contato com a população local. Ao contrário das outras ilhas principais turísticas da Polinésia Francesa Maupiti não há grandes hotéis de 5 estrelas. Mas a ilha tem excelentes pensões geridos por habitantes. Isto permite uma estadia em estreito contacto com os moradores. Maupiti é a típica ilha polinésia feita de natureza espectacular, uma bela lagoa azul, dominada por uma montanha vulcânica, e rodeada por ilhotas de areia paradisíacas. Aqui o ser humano e a natureza vivem e misturam-se harmonosamente.

Maupiti, Ilhas da Sociedade, Polinésia Francesa. Autor NASA Earth Observatory. No Copyright

Maupiti, Ilhas da Sociedade, Polinésia Francesa. Autor NASA Earth Observatory

Maupiti, Ilhas da Sociedade, Polinésia Francesa. Autor e Copyright Marco Ramerini,

Maupiti, Ilhas da Sociedade, Polinésia Francesa. Autor e Copyright Marco Ramerini,

A maioria da população vive na ilha principal de Maupiti na aldeia de Vaiea. A aldeia estende-se por um km ao longo da costa leste da ilha. Uma estrada pavimentada pode-se percorrer ao redor da ilha por oito quilómetros. Pode alugar uma bicicleta ou pode caminhar ao redor da ilha em duas horas.

Ao longo da costa sul da ilha além da aldeia, depois de passar a ancoragem de navios, fica um antigo templo polinésio: O Marae Vaiahu. Parece, que nesta área viviam no passado as famílias nobres da ilha. Atrás do Marae está uma face da rocha imponente.

A estrada ao longo da costa sul continua até chegar a uma pequena subida, a única do caminho inteiro. Desde o ponto mais alto tem uma bela vista para a lagoa e os motu. Depois duma descida curta chegará à bela praia de Tereia, uma praia de areia branca, dominada por coqueiros e banhada por um mar transparente, onde a água é muito rasa por vários metros da costa. É um lugar maravilhoso e adequado para o banheiro de crianças.

Maupiti, Ilhas da Sociedade, Polinésia Francesa. Autor e Copyright Marco Ramerini,

Maupiti, Ilhas da Sociedade, Polinésia Francesa. Autor e Copyright Marco Ramerini,

Depois de passar o extremo norte da ilha um caminho, que vai em direção do interior da ilha, leva nalgumas centenas de metros para o outro local histórico da ilha: O vale de Haranaie, onde pode ver pinturas rupestres. A melhor delas é a que mostra uma tartaruga.

A lagoa da ilha permite excelentes mergulhos e o snorkeling lhe permitirá admirar a vida marinha da ilha: Vai encontrar nos jardins de corais peixes coloridos e tartarugas marinhas, pequenos tubarões galha-pretos, dasyatidae, moréias e mantas. Remar com a canoa nas águas cristalinas da Lagoa de Maupiti ao nascer do sol ou ao pôr do sol vai fazer sentir-se um verdadeiro polinésio.

Além da bela praia de Tereia não existem outras praias na ilha principal. As praias estão em vez na maior parte dos “motu” da ilha. O maior destas ilhotas de areia é o Motu Auira, que está localizado na parte ocidental da lagoa. Nas ilhas de areia (“motu”) de Maupiti a cultura principal são as melancias. Há também plantações de tiaras, noni, bananas, mangas e outras árvores de fruto.

A montanha de Maupiti, o Monte Teurafaatui, é de 380 metros de altura e pode ser escalada por uma caminhada. A partir do topo da montanha a ilha de Maupiti aparece em toda a sua beleza: A lagoa leva cores únicas, quando o sol ilumina as suas águas. Os motu ao redor da maior parte da ilha enfrentam a lagoa com as suas tiras de areia branca. A vegetação tropical exuberante contrasta com os seus tons de verde o azul-turquesa da lagoa e o azul do oceano. Na distância encontra-se a inconfundível silhueta da ilha de Bora Bora.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

dealform 336x280
banner
eXTReMe Tracker