Home / Oceania / Nova Caledónia / Maré: a ilha das praias selvagens
Cap Wabao, Maré, Ilhas Lealdade, Nova Caledónia. Autor William S. Kessler. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Cap Wabao, Maré, Ilhas Lealdade, Nova Caledónia. Autor William S. Kessler

Maré: a ilha das praias selvagens

Maré com 641 km² e 7.401 habitantes é a ilha mais ao sul do arquipélago das Ilhas Lealdade. A ilha é como as outras ilhas do arquipélago um atol de coral levantado e é a mais alta ilha do arquipélago. Seu ponto mais alto atinge 138 metros. Na língua local a ilha é chamada Nengone.

No ámbito administrativo a ilha está dividida em oito distritos: Guahma e Tadine no oeste, Wabao, Medu e Eni no sudoeste, Penelo no sudeste, La Roche no norte e Tawainedre no leste. As aldeias mais importantes da ilha são La Roche e Tadine, mas La Roche é o principal centro administrativo. O interior da ilha, que era a lagoa do atol, está agora coberto com arbustos espessos, salpicado com cavernas e cavidades cheias de água doce e salgada, entre as quais o mais famoso é o Aquarium naturel.

Numerosas são as praias belas e selvagens de areia branca com as cores espetaculares da lagoa, que espelham os famosos pinheiros colunares.

Nota: Os dados dos habitantes referem-se ao Censo de 2004.

ILHA DE MARÉ: O QUE VISITAR

O principal centro da ilha de Maré é a aldeia de Tadine, que está localizada ao longo da costa oeste em direção sul. Há também o Aquarium naturel (Aquário natural/Kurewikaw), uma piscina natural entre as rochas, que é conectado diretamente com a água do mar para o subsolo, onde pode ver alguns peixes de recife.

A aldeia de La Roche, situada ao longo da costa nordeste da ilha, tem como atrações principais a antiga igreja da missão, construída em 1866, e o Centro Cultural Yeiwene Yeiwene, exibindo vestígios arqueológicos e dando informações sobre a cultura e os costumes locais. Além destas atrações há os restos da chamada parede de pedra de Hnaenedr, uma estrutura, que remonta a 250 d.C.

Entre as coisas, que não pode deixar de visitar, é o mercado de La Roche, que é realizado duas vezes por semana às quartas-feiras e às sextas-feiras. Aqui pode conhecer a população amigável da ilha e comprar frutas e delícias da culinária local.

Maré, Ilhas Lealdade, Nova Caledónia. Autor Bruno Moure. Licensed under the Creative Commons Attribution

Maré, Ilhas Lealdade, Nova Caledónia. Autor Bruno Moure

Continuando a leste de La Roche chegamos ao Saut du Guerrier (Salto do Guerreiro), um alto penhasco rochoso, que eleva-se 30 metros acima do mar. Nesta área existem outras formações rochosas. Ao longo da costa leste da ilha encontra-se uma bela praia de areia branca: A praia de Patho-Kurine.

As praias de Maré são entre as mais belas praias da Nova Caledónia. As suas águas são entre as melhores para o snorkeling. No sul da ilha de Maré existem as mais belas praias da ilha: Shini, Locekol, Hnarewhajoine, Yedjele.

A trilha de 3.500 metros ida e volta é maravilhosa, que parte do Hotel Nengone Village e passa em parte por uma floresta de pinheiros (Araucária Columnaris) e em parte ao longo das praias, atingindo o Cabo Wabao. Nessas praias pode encontrar as belas conchas de nautilus.

Durante a nossa viagem tivemos sorte para ser acompanhado por um guia especial: Um cão. Dado interessante o estado do cão, hoje terá vários outros turistas dispostos a acompanhá-lo!

A trilha passa por florestas de altos pinheiros colunares e belas praias de areia branca e fina. A brisa e as ondas quebram no recife e os pinheiros colunares chegam às vezes ao mar. As cores inesquecíveis do mar e as praias solitárias de areia branca tornam este percurso grandiosamente lindo.

Durante esta caminhada encontramos algumas conchas de Nautilus, incluindo uma pequena em estado perfeito. Nós decidimos de ir até Cabo Wabao, de onde o caminho continua para a baia de Pede.

Nosso passeio relaxante durou 3 horas (ida e volta), incluindo muitas pausas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem
×
eXTReMe Tracker