Home / Europa / Portugal / Madeira: paraíso natural das montanhas e da costa escarpada
Madeira, Portugal. Author Leo-setä. Licensed under the Creative Commons Attribution
Madeira, Portugal. Author Leo-setä

Madeira: paraíso natural das montanhas e da costa escarpada

A ilha da Madeira com 740 quilômetros quadrados é a principal ilha do arquipélago da Madeira, formado pelas ilhas da Madeira, Porto Santo e as pequenas ilhas e recifes das Ilhas Desertas (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio) e das Ilhas Selvagens (Selvagem Grande, Selvagem Pequena, Palheiro da Terra, Palheiro do Mar, Ilhéu de Fora, Alto, Comprido, Redondo e o grupo de Ilhéus do Norte).

Madeira foi descoberta em 1419 pelos navegadores portugueses João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo. A ilha estava completamente coberta por bosques. Foi portanto chamada a Madeira. Sua colonização teve início em 1425.

Madeira é uma ilha montanhosa e selvagem com três picos de mais de 1.800 metros: o Pico Ruivo com 1.862 metros, o Pico das Torres com 1.850 m e o Pico do Arieiro com 1.818 metros.

A costa é muito acidentada com penhascos e desfiladeiros, que fluem diretamente para o mar como o famoso Cabo Girão, um penhasco rochoso acima do mar com 589 metros de altura.

 

Pico Ruivo, Madeira, Portugal. Author Col. B. Licensed under the Creative Commons Attribution

Pico Ruivo, Madeira, Portugal. Author Col. B

A ilha é habitada por 250.000 habitantes, que vivem sobretudo ao longo da costa sudeste, onde fica Funchal com 100.000 habitantes e mais de 160.000 habitantes com os subúrbios. É a principal cidade e capital da ilha.

Em 1999 a UNESCO incluiu entre o Património Mundial a Floresta Laurissilva da Madeira.

COMO CHEGAR À MADEIRA

Vôos: Madeira é servida por um aeroporto internacional (Aeroporto Internacional da Madeira/FNC)) ligado por voos diários para Lisboa, Porto e para a ilha vizinha do Porto Santo (15 minutos de voo). Há também vôos internacionais para muitos destinos europeus.

Ferry: Não há ligações de ferry entre a Madeira e Portugal continental. Madeira é ligada por ferry para a ilha de Porto Santo. A duração da travessia entre as duas ilhas é de 2 horas e 15 minutos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.



Booking.com

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem
×
eXTReMe Tracker