Home / Europa / Portugal / Madeira: paraíso natural das montanhas e da costa escarpada

Madeira: paraíso natural das montanhas e da costa escarpada

A ilha da Madeira com 740 quilômetros quadrados é a principal ilha do arquipélago da Madeira, formado pelas ilhas da Madeira, Porto Santo e as pequenas ilhas e recifes das Ilhas Desertas (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio) e das Ilhas Selvagens (Selvagem Grande, Selvagem Pequena, Palheiro da Terra, Palheiro do Mar, Ilhéu de Fora, Alto, Comprido, Redondo e o grupo de Ilhéus do Norte).

Madeira foi descoberta em 1419 pelos navegadores portugueses João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo. A ilha estava completamente coberta por bosques. Foi portanto chamada a Madeira. Sua colonização teve início em 1425.

Madeira é uma ilha montanhosa e selvagem com três picos de mais de 1.800 metros: o Pico Ruivo com 1.862 metros, o Pico das Torres com 1.850 m e o Pico do Arieiro com 1.818 metros.

A costa é muito acidentada com penhascos e desfiladeiros, que fluem diretamente para o mar como o famoso Cabo Girão, um penhasco rochoso acima do mar com 589 metros de altura.

A ilha é habitada por 250.000 habitantes, que vivem sobretudo ao longo da costa sudeste, onde fica Funchal com 100.000 habitantes e mais de 160.000 habitantes com os subúrbios. É a principal cidade e capital da ilha.

Em 1999 a UNESCO incluiu entre o Património Mundial a Floresta Laurissilva da Madeira.

COMO CHEGAR À MADEIRA

Vôos: Madeira é servida por um aeroporto internacional (Aeroporto Internacional da Madeira/FNC)) ligado por voos diários para Lisboa, Porto e para a ilha vizinha do Porto Santo (15 minutos de voo). Há também vôos internacionais para muitos destinos europeus.

Ferry: Não há ligações de ferry entre a Madeira e Portugal continental. Madeira é ligada por ferry para a ilha de Porto Santo. A duração da travessia entre as duas ilhas é de 2 horas e 15 minutos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com