eXTReMe Tracker
Home / Europa / Itália / Itália clima: quando ir na Itália
Cala Goloritzè, Sardenha, Itália. Autore e Copyright Marco Ramerini
Cala Goloritzè, Sardenha, Itália. Authore Marco Ramerini

Itália clima: quando ir na Itália

A Itália é uma península cercada pelo mar. Graças à influência do mar a maior parte do território italiano tem um clima mediterrânico. A parede dos Alpes bloqueia algumas das influências do frio do norte da Europa, mas apesar disso a geografia da Itália significa, que existem vários microclimas, muitas vezes originados pela distância do mar e a altitude.

O que torna tão diferente o clima italiano é a conformação da península italiana – que inclui quase todos os tipos de paisagem – combinada com a forma do território italiano, longa e estreita, que se estende entre a Europa e África, e cercada pelo mar em três lados. Na região alpina o clima é frio temperado, como o clima típico do norte da Europa. Os Alpes tem um clima de montanha, muito frio no inverno e com frequentes nevões, enquanto os verões são frescos, mas muitas vezes chuvosos. Nas mais altas montanhas dos Alpes em altitudes acima de 3.000 metros, o clima torna-se semelhante à da tundra.

Nas planícies do Vale do Pó, nos Apeninos e na costa do Adriático, até o Molise o clima torna-se úmido temperado, duro no inverno e muito quente no verão. No Vale do Pó o clima é quente no verão e frio no inverno com nevoeiro frequente. Na cadeia dos Apeninos o clima é semelhante ao clima alpino, embora temperado pela altitude inferior.

Ao longo da costa o clima é tipicamente mediterrânico com verões quentes e secos e invernos suaves. A precipitação é geralmente sobretudo no outono. Ao longo da costa do Tirreno da Liguria, Toscana, Lazio e Campania, o clima é tipicamente mediterrâneo, com invernos amenos e verões quentes e secos e com chuvas concentradas principalmente no outono e na primavera. O sul da Itália é caracterizada por um clima mediterrâneo com verões quentes e secos, e em algumas partes da Sicília e da Sardenha, o clima é semelhante ao do deserto ou sub-tropical.

QUANDO IR NA ITÁLIA

Barberino Val d'Elsa, Chianti, Toscana, Itália. Autore e Copyright Marco Ramerini

Barberino Val d’Elsa, Chianti, Toscana, Itália. Author Marco Ramerini

Devido às diferenças climáticas entre as várias partes do país todos os meses do ano podem ser um bom destino italiano para ser visitado. Para quem visita a beira-mar os meses entre Junho e Setembro são os melhores. Aqueles que querem dedicar-se ao desporto de montanha nos Alpes e nos Apeninos encontran bons os meses entre Dezembro e Março. Para visitar as grandes cidades de arte do país os meses entre Março e Junho, bem como os de Setembro e Outubro são excelentes.

Em geral o período de Março a Outubro é aquele com melhor clima e com temperaturas mais quentes da península. Nas regiões do extremo sul mesmo o inverno pode ser agradável.

A melhor época para visitar a Itália é entre Abril e Junho, quando o tempo e as temperaturas são amenas em todas as partes. Neste período a campanha está em flor acrescentando cenários fantásticos, de modo que pode visitar as cidades e desfrutar do clima ameno ao mesmo tempo.

CLIMA DO NORTE DA ITÁLIA

CLIMA DO SUL DA ITÁLIA

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

NUmber One 300x250 _Promo USA 300x250
rentalcars.com
Close
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem